Geral

Moradores de bairro de Cariacica reclamam de água suja

Caso foi registrado nesta quinta-feira (11) em Nova Canaã. Cesan orianta clientes a informarem a situação e água escura deve descartada

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Moradores do bairro Nova Canaã, localizado em Cariacica, enfrentaram problemas no fornecimento de água nas torneiras: estava mais escura com uma coloração marrom. A situação foi registrada ao longo da manhã desta quinta-feira (11). 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Em vídeos e fotos encaminhados para a reportagem do Folha Vitória, é possível perceber a coloração escura. 

Veja o vídeo:

A técnica de enfermagem Viviane de Almeida Moraes, 36 anos, diz que a situação começou a ocorrer de maneira repentina e pegou os moradores de surpresa. 

“Estava limpando a casa quando a água ficou dessa cor. Já aconteceu outras vezes, perdi roupas brancas que acabaram ficando escuras e tive que lavar novamente para limpar”, descreve. 

Quem também se surpreendeu com a situação foi o fotógrafo Thiago Soares. Ele narrou que percebeu a coloração estranha no banheiro e com isso preferiu nem mesmo “dar aquela água para o cachorro”. 

“Essa situação aconteceu na parte da manhã. Mas agora, no final da tarde, a água ainda estava com uma cor, acredito eu que imprópria para consumo. A minha tia, da casa ao lado, e o meu vizinho também estão com o problema”, disse. 

O que diz a Cesan? 

Em entrevista ao Folha Vitória, o chefe da Divisão de Operação e Manutenção de Cariacica e Viana, Eduardo Vivacqua, destacou que o problema foi identificado pela empresa por volta das 8h30 e 10h. 

“Foi identificada como uma ‘descaracterização da água’ no setor específico. Isso acontece muitas vezes por conta da situação de um descolamento de uma placa e gera essa água com uma turbidez, mas a situação já foi normalizada”, afirma.

Eduardo também disse que os especialistas foram “in loco” para avaliar o tamanho da mancha e começaram a limpeza da rede. “Nessa situação, a mancha não foi muito grande, sendo sentida principalmente por clientes que não têm reserva de água”. 

A recomendação da empresa é que a água seja descartada e se for computada na conta, o cliente pode solicitar um ressarcimento. 

Segundo ele, os clientes devem comunicar a situação por meio do telefone de Atendimento ao Cliente da Cesan, pelo número 115. 

LEIA TAMBÉM: Instituto emite alerta de chuva para 37 cidades do ES

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtora Web
Produtora Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória