Moradores de cinco bairros com maior índice de infectados em Viana receberam máscaras distribuídas gratuitamente pela prefeitura. Além da distribuição de cerca de 16 mil máscaras, as equipes também orientaram a população.
A mobilização, que teve inicio nesta quinta-feira (14), vai acontecer nos bairros Universal, Marcílio de Noronha, Canaã, Vila Bethânia e Viana Sede. A prefeitura pretende entregar as 16 mil máscaras até esta sexta-feira (15).
As agentes de saúde chegam nas casas dos moradores, entregam as máscaras e orientam sobre o uso correto do acessório de proteção. A aposentada Petrolina César de Moares, moradora do bairro Universal, tem 62 anos e faz parte do grupo de risco. Ela já tinha uma máscara, mas agora ganhou outra.
“Faço questão de usar a máscara! Eu não saio de casa sem me proteger.Quando vejo alguém sem máscara, vou lá e explico que não pode tirar. É importante para todo mundo”, conta.
Para dona Maria Conceição, que também reside no bairro Universal, a máscara chegou em uma boa hora. “Eu tenho muito medo. Eu só tenho uma máscara e ela já estava suja. Estava precisando de uma nova”, disse.
Parte das máscaras foram produzidas pelas artesãs do município. Segundo o prefeito de Viana, Gilson Daniel, um novo cronograma de distribuição será divulgado nos próximos dias. “Tem muitos bairros carentes no município. Além das orientações, a gente está tentando ajudar as pessoas que não tem condições de comparar. Nós queremos chegar em todas as comunidades de Viana”, explica.
*Com informações da repórter da TV Vitória/Record TV, Milena Martins.