Os moradores de Barro Branco, em Guarapari, continuam sofrendo com o vazamento de esgoto no bairro. Recentemente, recebemos reclamações de uma moradora da região sobre o problema decorrente da estação de tratamento construída pela empresa Autoglass. A obra foi uma contrapartida do centro logístico com a prefeitura, por conta da instalação de um centro de distribuição no bairro. Na ocasião, a empresa informou que a manutenção da estação é de responsabilidade do município que, por sua vez, alegou que tomaria as medidas necessárias para resolver o problema. Porém, moradores relatam que, desde então, o vazamento só aumentou.
A mesma moradora, que não iremos identificar, enviou um vídeo mostrando a situação atual do vazamento. De acordo com a reclamante, o problema tem incomodado todos os moradores da região. “A gente não consegue ficar perto do local. É um mau cheiro o dia inteiro, chega a dar ânsia de vômito”, relatou. A mulher informou que, desde a última reportagem, não viu nenhuma medida ser tomada para resolver o problema. “Só piorou a situação, nós estamos passando um perrengue”, denunciou.
Confira o vídeo:
Além do impacto ambiental e do mau cheiro, a moradora teme o desenvolvimento de problemas de saúde por causa da exposição ao esgoto. “A gente te medo de pegar alguma coisa, até evitamos passar por lá. E o pior: não temos mais o que fazer”, reclamou.
Questionamos a prefeitura se, desde a última reportagem, alguma medida foi tomada para resolver o problema e se existe um prazo para que o vazamento seja resolvido. O órgão respondeu em nota:
“A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura (Semag) informa que está adotando todas as medidas administrativas, para sanar o problema. Inclusive, recolheu o material e encaminhou para análise”