Após o nível do Rio Doce começar a subir, a Defesa Civil de Colatina emitiu um alerta para os moradores que vivem às margens do rio. O pedido foi para que eles se preparassem para deixar as casas, caso o nível das águas suba ainda mais.
Segundo o último boletim do Serviço Geológico do Brasil, divulgado na manhã desta sexta-feira (22), o nível do Rio Doce pode chegar a 6 metros e 30 centímetros. Durante a manhã, por volta das 8 horas, foi registrado 6 metros e 14 centímetros, mas chegou a medir 6 metros e 20 centímetros na última quinta-feira (21). Veja o boletim completo!
Mesmo com a pequena diminuição no volume, o alerta para as famílias que moram às margens do rio continua. Isso porque a preocupação da Defesa Civil é que a água suba e invada as casas, principalmente as que estão mais próximas das águas.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Colatina, Valmir Gonzaga Rogério, mesmo com a baixa do rio, as pessoas precisam ficar atentas. Ele contou que alguns moradores já estão embalando os pertences e alguns possuem, dentro do terreno, locais altos que não estão em risco. Elas estão usando esses locais para guardar seus objetos e até mesmo usando para se abrigarem.
“Estamos trabalhando com a prevenção, pois a água pode subir e atingir as residências que estão próximas ao rio. Muitas casas também têm crianças, então todos precisam ficar em alerta. Estamos monitorando o local e muitas famílias já deixaram os pertences prontos para o caso de terem que sair das casas. Pensamos que é melhor prevenir a fazer tudo as pressas”, destacou o coordenador.
De acordo com a prefeitura do município, uma equipe está monitorando especialmente as margens do rio. A prefeitura solicitou que, em caso de emergência, a Defesa Civil seja acionada nos telefones (27) 99883 -0305, ou para o Corpo Bombeiros pelo número 193.
Já em Linhares, o nível atingiu 3,41 metros, bem próximo limite para início de inundação que de 3,45 metros. Segundo o Serviço Geológico do Brasil, nas próximas horas esse nível pode chegar até 3,80 metros.
Segundo a Prefeitura de Linhares, o nível já está bem elevado e a Defesa Civil está de prontidão para atender qualquer eventualidade. Em caso de emergência, o cidadão poderá ligar para o número 153 (Guarda Civil Municipal), 193 (Corpo de Bombeiros) ou 190 (Polícia Militar).