O som alto de uma casa em Guarapari tem gerado reclamações de moradores do bairro Enseada Azul. De acordo com uma moradora, que não iremos identificar, a casa foi alugada no feriado de Carnaval e, desde então, festas têm sido realizadas todo final de semana.
A moradora disse que, mesmo sem possuir nenhum alvará para funcionamento, o local fazia até cobrança de ingressos. “Eles não tem isolamento acústico, nem saída de emergência. É uma casa residencial. Eles alugaram o imóvel no feriado de Carnaval e depois descobrimos que esse aluguel tinha sido anual”, denunciou.
De acordo com ela, as festas duram noite e dia. “No último final de semana o som alto começou na quinta-feira à noite e foi até sexta-feira direto. No sábado, a música retornou de madrugada e foi até domingo. É muito complicado! Nós nos sentimos afrontados”, declarou.
Ainda de acordo com o relato, o Disque Silêncio foi acionado, mas de acordo com a moradora, mesmo após a ida ao local e realização de medições, a festa continuou no dia seguinte. “Isso atrapalha os moradores e ainda desvaloriza o bairro”, declarou.
Segundo ela, um abaixo assinado está sendo organizado e já está coletando assinaturas de moradores do bairro. O documento será encaminhado à Secretaria de Meio Ambiente e ao Ministério Público.
Questionamos a prefeitura sobre o motivo do local ainda estar aberto, já que não possui alvará de funcionamento. Também perguntamos sobre as medidas tomadas pelo órgão até então. A resposta foi enviada por meio de uma nota.
“A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente esclarece que a casa não é um empreendimento e o proprietário foi notificado para providenciar a regularização, bem como para que os ruídos estejam dentro dos decibéis legais. O local e o prazo da notificação estão sendo monitorados pela fiscalização ambiental.
Caso ocorram novos eventos no local sem autorização do município, a fiscalização ambiental irá atuar com as medidas necessárias ao caso. A fiscalização será intensificada no local.”
Texto: Sara de Oliveira