Além de possuir um mirante que proporciona uma vista espetacular de Vitória e Vila Velha, o morro do Jaburu, em Vitória, acaba de ganhar mais um atrativo: a Horta do Amanhã. O projeto foi idealizado pela comunidade e contou com a parceria de duas ONGs.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
A Horta do Amanhã é um sonho antigo da comunidade e que demorou 10 anos para ser realizado. Anteriormente, o espaço era um ponto de descarte de lixo, mas com a união de todos, a área foi transformada.
Na horta, foi plantado de tudo um pouco, desde folhas a verduras. O Carlos Alberto é pedreiro e ajudou a dar vida ao espaço e será um dos guardiões da horta. O que ele colher, vai consumir, distribuir e também vender.
“Estamos começando agora, mas em breve vai ter como tirar uma renda para mim e para a comunidade toda”, disse.
O projeto faz parte do Circuito Verde e foi idealizado pela comunidade em parceria com duas ONGs.
“O grande desafio de bolar essa horta comunitária é que se trata de um terreno muito declive. Tem essa enxurrada que desce água e traz lixo, então a ideia foi até baseada em um projeto bem ancestral feito desde a época dos incas, que são esses terraços”, explicou o arquiteto responsável pelo projeto, Renan Grisoli.
A nutricionista Camila Gomes reforça a importância do consumo de alimentos saudáveis.
“Esse consumo diário é muito importante na garantia da saúde física e mental e, pensando em soluções, as hortas comunitárias são espaços onde essa população consegue plantar e colher seu próprio alimento e consegue também ter acesso a essa alimentação mais saudável”, alertou.
O bairro ainda conta com outra horta, que é comunitária, e vai passar por reforma. A criação e manutenção dos locais contribuem para a união e o sentimento de pertencimento dos moradores.
* Com informações do repórter Rodrigo Schereder, da TV Vitória/Record TV.