Mais uma vez os moradores de Vila Velha dormiram em frente ao Centro de Referência da Assistência Social (Cras), na quinta-feira (21). Desta vez, uma enorme fila se formou na unidade de Morada da Barra.
Para conseguir atualizar o Cadastro Único, às 7 horas da manhã já haviam pessoas que estavam esperando há 12 horas na fila. Todos os dias grandes filas são formadas do lado de fora das unidades do Cras para realizar a atualização do CadÚnico ou solicitar outro serviço.
Flávio Siqueira Bahiense, de 45 anos, levou um colchão para passar a noite e cobertores para se proteger do frio durante a madrugada. “Eu vim bem preparado porque eu trouxe bastante coberta para não passar frio mesmo, porque eu sabia que ia até 8h, seria uma longa caminhada”, disse.
O esforço de Flávio foi para se inscrever no Cadastro Único, mas a maioria das pessoas na fila querem apenas atualizar. No entanto, essa não é a única razão que faz os moradores encararem a fila.
“Eu venho dar entrada do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do meu filho que tem autismo e atualizar meu CadÚnico”, disse Polyanna Roza Loureiro, de 25 anos. A falta de segurança também é uma reclamação constante da mulher. “Muito medo porque as pessoas passam furtando nos pontos, a gente fica com medo”.
Há dois dias, foi registrado que algumas pessoas esperaram até 8 horas por atendimento no Cras de Ilha das Flores. Nesta quinta, Vitor Bruno levou uma criança de 25 dias no colo para a fila, ainda de madrugada.
“Tem que dormir na fila, porque só são 10 fichas. Então, pra você conseguir você tem que chegar um pouco mais cedo”, contou.
Vitor desabafou sobre a situação. “É constrangedor. É um direito que é nosso, um benefício que é nosso. Eles estão sendo pagos para fazer o trabalho deles, então, acho desnecessário fazer isso com a gente”, disse.
Apesar disso, para a secretária de Assistência Social de Vila Velha, Letícia Goldner, essa estratégia, de chegar com tanta antecedência nas filas, não deveria ser adotada.
“As filas, a gente consegue evitar se as pessoas entenderem que toda sexta-feira, 9 horas, a Prefeitura de Vila Velha abre parte das senhas de forma on-line. Parte das senhas é demanda espontânea dentro dos próprios Cras. Por que essa diferença? A gente entende que existe diversidade do mundo do acesso à internet e das tecnologias. Então, a gente respeita essa diversidade de acesso”, explicou.
Com a alta procura pelo atendimento, outra opção viável para os moradores são os Cras Itinerantes. “Essa semana nós estivemos em Barra do Jucu, em parceria com a clínica Carmem Lucia. Na sexta (22) temos uma ação de demanda espontânea dentro do Cras Ilha das Flores, onde a gente vai estar com o triplo de equipe fazendo essa acolhida onde o território está com uma demanda um pouco maior e com muita desinformação”, explicou Letícia.
A secretária acredita que a alta procura tem relação com o contexto social que o Brasil vive. “No Brasil teve um agravamento da situação da pobreza com a declaração da pandemia, a questão do isolamento social, a gente teve muitas perdas de emprego. Vila Velha, apesar de ser o município aonde tem o desenvolvimento econômico forte do ano passado para este ano, é um município que está em franco desenvolvimento, a gente ainda tem uma parcela da população que tá nessa linha de atendimento que a gente demanda dentro dos Cras. O que acontece? O Governo Federal fazendo mudanças no próprio sistema do CadÚnico, onde amplia o atendimento e a capacidade de sistemas e de outras atividades que também requerem a inscrição do CadÚnico”, disse a secretária.
Apesar de não ser recomendado, Polyana conseguiu os documentos que estava precisando depois de dormir nas filas. “Graças a Deus vocês vieram aqui e melhorou. Deu uma melhora graças a Deus, depois de 2 anos eu consegui”, agradeceu.
O que diz a Prefeitura de Vila Velha
A Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Assistência Social, informou que o agendamento acontece pelo site todas às sextas-feiras, a partir das 9h. O órgão reforçou também que as senhas de demanda espontânea, que são distribuídas no Cras, não tem uma quantidade fixa e são de acordo com a capacidade de atendimento da equipe.
*Com informações do repórter Gabriel Cavalini, da TV Vitória/Record TV