Geral

Moradores de Vitória estão entre os que mais praticam atividades físicas no país

Um levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde, na última quarta-feira (30), mostra que 43% dos moradores de Vitória praticam algum tipo de exercício. Com isso, a cidade ocupa o segundo lugar no ranking nacional entre as capitais com maior número de pessoas que praticam atividades físicas, perdendo apenas para a cidade de Florianópolis, com 44%.

A cidade de São Paulo ficou em último lugar entre as capitais, com apenas 28% da população. A pesquisa Vigitel 2013 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) considera o número de moradores que praticam pelo menos 150 minutos semanais de atividade física de intensidade leve ou moderada, ou pelo menos 75 minutos semanais de atividade física de intensidade vigorosa.

Nacionalmente, o levantamento aponta que o interesse de homens e mulheres pelas práticas físicas nos momentos de lazer aumentou entre os anos de 2009 e 2013. No caso do público masculino, o índice saltou de 39,7% para 41,2%. Já no caso do público feminino, o crescimento foi 22,2% para 27,4%.

Dica do Folha Vitória

Se você tem interesse em praticar algum tipo de atividade física, que tal uma corrida? Acesse o blog Corrida de Rua do Folha Vitória e confira dicas para o início neste tipo de atividade, além de conferir os calendários das principais provas do Estado.

Aumento de obesos em Vitória

Ao mesmo tempo em que grande parte da população procura realizar exercícios físicos, a pesquisa revela que 16,1% da população de Vitória está obesa. O número é maior do que os resultados de 2012, quando 15,5% da população da capital registrava excesso de peso. Considerando que Vitória possui 327 mil habitantes, segundo o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 1.962 capixabas passaram do sobrepeso para a obesidade.

Do total da população de Vitória, 15,9% de homens estão gordos. Já da população feminina, 16,3% são obesas. O número de pessoas com sobrepeso, ou seja, têm o IMC entre 25 e 30, é bem maior: 48,6% da população. Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

Vitória é a quinta capital com maior consumo de frutas e hortaliças

A cidade de Vitória ocupa o quinto lugar no ranking entre as capitais brasileiras com maior consumo de frutas e hortaliças. O primeiro lugar ficou com a cidade de Florianópolis. Na sequência aparecem o Distrito Federal, Belo Horizonte e Porto Alegre. A capital com menor consumo é Rio Branco. Veja a matéria completa. Clique aqui.

Fumantes somam 8% da população de Vitória; índice está entre os menores do país 

O índice de fumantes na capital capixaba manteve-se inalterado nos dois últimos anos. Segundo dados do Ministério da Saúde, divulgados na última quarta-feira (30), 8,7% da população de Vitória até 2013 era composta por tabagistas, mesmo índice registrado em 2012. Em todo o Brasil, entre os anos de 2006 e 2013, o índice de fumantes caiu de 15,7% para 11,3%, segundo dados do Ministério da Saúde. 

No ranking nacional, Vitória ocupa a 10ª posição entre as capitais com menor número de fumantes, perdendo para cidades como Palmas e Natal, que registram taxas de 5,7% e 6,2%, respectivamente. A capital com maior número de tabagistas é Porto Alegre, com 16,5%. Saiba mais, clique aqui.