Geral

Moradores denunciam estabelecimentos que cobram pelo recebimento de contas na Grande Vitória

Segundo a Diretora-Presidente do Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES), Denize Izaita Pinto, esse tipo de cobrança é ilegal

Moradores denunciam estabelecimentos que cobram pelo recebimento de contas na Grande Vitória

Moradores dos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica relatam que alguns estabelecimentos comerciais têm cobrado uma taxa extra para efetuar o recebimento de contas e faturas. 

O auge das denúncias ocorreu nas últimas duas semanas, quando os consumidores de todo o Estado não conseguiam efetuar o pagamento de contas de energia elétrica devido a falta de pontos de recebimento.  O resultado disso foram grandes filas em diversos locais da Grande Vitória. 

Cobrança Indevida

Entre os exemplos de cobrança indevida está um estabelecimento comercial localizado no bairro Bela Vista, em Cariacica. Segundo moradores da região, o local cobra uma taxa de R$ 0,50 por conta recebida. Além disso, há relatos de pessoas que estão debitando pagamentos da EDP Escelsa na conta pessoal e cobrando uma taxa de até R$ 5.


De acordo com a Diretora-Presidente do Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES), Denize Izaita Pinto, esse tipo de cobrança é ilegal. Além disso, a diretora orienta o consumidor a denunciar a prática ao Procon. E antes de efetuar um pagamento em um local, verificar se o mesmo encontra-se credenciado para o recebimento da fatura/contas através do site da empresa ou do telefone de atendimento ao consumidor.

“Alerto que o consumidor deve buscar o ressarcimento do valor cobrado indevidamente. E ressalto que há um risco de prejuízos ainda maiores em buscar estabelecimentos não credenciados para o pagamento de faturas”, reforça. 

EDP Escelsa

Com relação a falta de pontos de recebimentos de contas da EDP Escelsa, Denize Pinto afirma que se reuniu com a empresa na última semana e reportou os acontecimentos em torno do tema. 

Para diminuir o impacto ao consumidor, a EDP chegou a prorrogar o prazo para o pagamento, mas as filas continuaram. Em razão disso, o Procon informou que a empresa deve abrir pelo menos 200 novos locais para atender a população de forma adequada.

A concessionária de energia assegurou que vai trabalhar imediatamente um plano de mídia junto ao consumidor e buscar novos pontos de recebimento em todo o Estado. 

Veja a nota completa da EDP Escelsa

A EDP possui mais de 1.200 pontos de arrecadação, entre Agentes Comerciais, bancos e correspondentes bancários para receber o pagamento das faturas em todas as regiões do Estado. Os pequenos comércios, localizados em pontos estratégicos, simplificam o dia a dia dos cidadãos capixabas, ao aceitar também o pagamento da conta de energia. A lista abrange padarias, supermercados, farmácias, moveleiros, papelarias, cafés, lojas de material de construção, confecções, bancos comunitários, entre outros estabelecimentos.

Vale lembrar que todos os canais do Banestes (agência bancária, débito automático, internet banking, terminais de autoatendimento, entre outros) continuam recebendo contas da EDP.

Para encontrar o Agente Comercial próprio da Concessionária mais próximo é fácil, basta consultar o endereço na própria fatura, que agora traz essa informação impressa. A lista completa também está disponível no site da Empresa, www.edp.com.br/agentesedp. Os clientes podem, também, ter informações de locais mais próximos para pagamento por meio das Agências de Atendimento presenciais, pelo 0800 721 0707 ou pelo chat do aplicativo EDP Online.

A EDP busca constantemente parceria com novos agentes e para se tornar um parceiro, o comércio interessado pode entrar em contato com a Concessionária pelo e-mail [email protected]. Os estabelecimentos aprovados recebem treinamento e suporte para as atividades propostas.

Os clientes da EDP também podem optar pelo pagamento da conta de energia sem sair de casa. A Distribuidora disponibiliza o serviço de débito automático, que pode ser solicitado por meio do site ou aplicativo EDP Online, pela Central de Atendimento, no 0800 721 0707, ou nas agências de atendimento presencial. Outra opção que pode ser requisitada nos canais de relacionamento é a conta por e-mail, sendo possível receber a fatura de energia em até dois endereços virtuais.

Para aqueles que não estão conectados à internet, a Empresa viabiliza o atendimento por SMS no número 33737. Basta digitar o texto CONTA + n° da instalação para receber o código de barras para pagamento da conta de luz.

>>Vídeo<<