Na manhã desta terça-feira (27), moradores e comerciantes de Piúma fecharam a ponte de Itaputanga, principal via de acesso ao município para quem segue pela Rodovia do Sul, em protesto pelo fechamento do canal. Os manifestantes colocaram fogo em pneus, bloqueado os dois sentidos da via.
Segundo os manifestantes, a reivindicação é que o canal seja fechado, pois há riscos de alagamentos em caso de chuva, e pedem também a limpeza da praia. Os moradores colocaram pneus, atearam fogo e fecharam a pista com galhos. O trânsito ficou totalmente interrompido no trecho e uma longa fila de carro se formou nos dois sentidos.
A Polícia Militar esteve no local e negociou por mais de meia hora com os manifestantes, que aceitaram encerrar o protesto e liberar a pista. Eles deram um prazo até à tarde para que as reivindicações sejam atendidas, ou então, voltarão a fechar a ponte.
Por meio de nota, a prefeitura de Piúma informa que a abertura do canal de Itaputanga foi realizada durante as fortes chuvas que atingiram o sul do Estado no dia 15 de dezembro. Essas chuvas atingiram diretamente o município de Iconha, fazendo que transbordasse o rio da cidade que deságua em Piúma, através do canal.
A abertura foi necessária para que a população que vive às margens do rio Piúma não fossem atingidas. A força das águas ainda é visível e os técnicos da Prefeitura analisaram a situação, entendendo que ainda não é possível fechar o canal sem colocar em risco as populações ribeirinhas.
A prefeitura informa ainda que está trabalhando com a sua equipe para solucionar todos os impactos que advém da abertura do canal e espera contar com a compreensão de todos.