Mesmo com a quantidade de chuva dos últimos dias no Espírito Santo, a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) pede para que os moradores e turistas que visitarão o Estado passem a economizar água, principalmente durante o Carnaval. Isso porque nessa época do ano o consumo tende a aumentar até 100%, podendo faltar água em algumas regiões.
Municípios como Guarapari, Piúma e Anchieta, que recebem muitos turistas nesse período, precisam ficar em alerta não só durante o Carnaval, mas também durante todo o verão.
A Companhia ressaltou que tem realizado diversas ações para alertar sobre o uso consciente, como campanhas nos balneários, no rádio e em breve na TV, e que investiu em muitas obras de melhoria nos sistemas de abastecimento, porém o Estado atravessa uma crise hídrica que não pode ser ignorada.
A Cesan informou também que o nível dos mananciais e os rios Jaboti e Benevente se mantém com volume estável.
Veja algumas dicas para diminuir o consumo:
Vazamentos: fazer manutenção em torneiras, boias de caixa, registros, entre outros. Essas atitudes podem representar 25% do consumo de água.
Vaso sanitário: descargas representam 25% do consumo doméstico. Seu uso precisa ser moderado. Regule periodicamente a válvula ou caixa de descarga e nunca jogue lixo no vaso. Programe-se para instalar o vaso com caixa acoplada e regulador de água.
Prefira torneiras com dispositivos que economizam água: torneiras de fechamento automático permitem uma redução de até 55% no consumo de água; torneiras eletrônicas de abertura e fechamento automático por sensor (que libera a água ao detectar a aproximação das mãos) e dispositivos arejadores para torneiras (limita a vazão de água).
Os chuveiros dos banheiros também podem ter a vazão controlada. Usar restritores de vazão para duchas reduzem o consumo em aproximadamente 10 litros por minuto.
Molhe as plantas com regador.
Só abra a torneira quando for enxaguar: seja no banho, lavando louça ou roupa.
Não lave a fachada, nem varra a calçada com a mangueira.
Para lavar o carro, utilize balde e água de reuso.
Evite banhos demorados.
Deixe a roupa acumular e lave todas de uma só vez.
Piscinas expostas ao sol e a ação do vento perdem água por evaporação, deixá-las cobertas quando não estão em uso reduz as perdas.