Um grupo de moradores realizou uma manifestação na noite da última quarta-feira (22), no bairro Vila Garrido, em Vila Velha. O motivo do protesto é por conta da instalação de um abrigo para menores infratores no bairro onde funcionava um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A manifestação começou por volta das 19 horas. Os moradores fecharam a rua Sebastião Gaiba e colocaram fogo em objetos para bloquear a via.
Em 2014 funcionava nessa casa um CRAS, que foi transferido para Paul, para que o local fosse reformado e quando a obra fosse encerrada, voltaria a funcionar no bairro Vila Garrido. Em 2016, o que foi informado a população é que vai funcionar uma casa lar.
A casa lar é uma instituição para menores infratores. A placa da obra indica que vai ser instalada uma casa lar masculina. A população ficou revoltada porque já teve problemas quando funcionou a mesma instituição destinada ao público feminino.
Um abaixo assinado foi feito e a população quer que o local volte a oferecer os cursos e a assistência de antes. Os moradores disseram que vão continuar a protestar e não querem que uma casa lar volte a funcionar no bairro.
Por meio de nota, a Prefeitura de Vila Velha informou que está atendendo a uma determinação judicial e ressaltou que antes do funcionamento da casa lar, realizará uma reunião com a comunidade, lideranças e membros do judiciário para esclarecer qualquer dúvida referente ao caso.