Geral

Moradores recebem treinamento para situações de emergência em Itapemirim

O treinamento começou com um alerta sonoro e uma viatura da Defesa Civil que percorreu a comunidade solicitando que os moradores deixassem seus lares e se deslocassem para a quadra da escola

Comunidade recebe treinamento contra desastres Foto: Divulgação/Prefeitura

Moradores da comunidade de Limão, em Itapemirim, sul do Estado  estão sendo preparados para situações de perigo. No último sábado (4), eles receberam orientações na quadra da escola municipal de Limão. O simulado foi ministrado pela Defesa Civil Estadual, em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo e a Secretaria Municipal de Defesa Social.

O treinamento começou com um alerta sonoro e uma viatura da Defesa Civil que percorreu a comunidade solicitando que os moradores deixassem seus lares e se deslocassem para a quadra da escola, onde foram recebidos por uma assistente social. Em seguida, foi realizada uma palestra sobre procedimentos a serem adotados em situações de desastres, visando sua mitigação e evacuação da área em caso de necessidade. Todos os participantes receberam uma cartilha com instruções de como construir uma comunidade mais segura e as crianças puderam colorir desenhos relacionados ao tema.

De acordo com a secretária de Defesa Social, Acedina Maria, a escolha da localidade de Limão foi, conforme previsto no Plano de Contingência do Município, por se tratar de uma área de risco, suscetível a enchentes, alagamentos e, também, em razão da passagem do gasoduto da Transpetro pela comunidade, o que a torna local de risco elevado.

“Pretendemos, em um futuro próximo, estender a cultura de prevenção a todas as demais áreas de risco em Itapemirim, para mitigar os efeitos danosos em caso de sinistro. Fiquei feliz em ver a participação dos moradores”, explica.

“Simulados como esse serão sempre bem vindos em Itapemirim. É sempre bom saber como se comportar em uma situação de emergência, manter a calma e agir com responsabilidade. Tenham a certeza de que a nossa população está muito bem protegida com a presença da nossa Defesa Civil”, diz a prefeita em exercício, Viviane Peçanha.