A prefeitura de Cariacica tem sido alvo de diversas reclamações de moradores que necessitam receber benefícios durante a pandemia do novo coronavírus e não conseguem contato com o setor de assistência social do município.
O professor Leonardo Andaraí, morador do bairro Porto de Santana, está desempregado e tem uma filha. Ele reclama que passa dificuldades há mais de um mês e não consegue atendimento no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) de Porto Novo. “Não estou conseguindo receber auxílio emergencial, cesta básica e não consigo entrar em contato com o setor de referência e atendimento social. Alguém me explica o motivo?” questiona o professor.
A cidade possui oito unidades do CRAS, locais que servem para dar suporte às famílias em situação de vulnerabilidade e que recebem benefícios ou fazem parte de projetos sociais. Desde o início da pandemia da covid-19, o atendimento presencial foi suspenso nas unidades. Contudo, os moradores reclamam que não conseguem contato nem por telefone. “No site da prefeitura diz que existe um canal para atendimentos por telefone, mas isso não está acontecendo. O telefone nem chama. Estamos à própria sorte”, desabafa Leonardo.
Procurada pela reportagem da TV Vitória/Record TV, a prefeitura de Cariacica informou que os atendimentos são realizados por meio de agendamento e existe uma central telefônica para tirar dúvidas onde equipes ficam disponíveis durante todo o dia. Além disso, os gestores estudam a possibilidade de realizar atendimentos via internet.
A coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Campo Grande, Krigélica Siller, afirma que o setor tem recebido um grande volume de ligações, o que pode causar congestionamento das linhas. O morador que precisar de atendimento emergencial, pode ligar para o número (27) 3354-5551. Demandas referentes ao Cadastro Único serão atendidas no telefone (27) 3354-5564.