Geral

Morre Carlos Lyra, um dos criadores da bossa nova, aos 90 anos

O artista estava internado em um hospital particular na zona oeste do Rio de Janeiro desde a última quinta-feira (14)

Foto: Reprodução / Instagram

O cantor Carlos Lyra, um dos criadores da bossa nova, morreu madrugada deste sábado (16), aos 90 anos. Segundo informações da Record Rio, o artista estava internado em um hospital particular na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro, desde a última quinta-feira (14).

Segundo publicação nas redes sociais do artista, a morte foi “inesperada”. Ainda não há informações sobre o velório e o sepultamento do corpo do compositor.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!  

Carlos Lyra nasceu no Rio de Janeiro, em 1933. O artista aprendeu a tocar violão na adolescência, quando ganhou o instrumento porque precisaria ficar de cama por seis meses após ter quebrado a perna em uma competição esportiva.

Durante a juventude, ele montou a Academia de Violão, com o compositor Roberto Menescal. Dessa forma, os dois começaram a viver de música e conheceram nomes como Marcos Valle, Nara Leão e outros.

Lyra fez parte da primeira geração da bossa nova. A música que o deixou famoso é Menino, gravada, em 1956, por Sylvia Telles. Outras composições célebres do artista são Maria Ninguém, Você e Eu e Minha Namorada, por exemplo.

Carlos Lyra deixa uma filha, Kay Lyra, fruto do relacionamento que teve com a atriz e modelo americana Kate Lyra, e a mulher, a produtora Magda Botafogo.

*Com informações do Portal R7 

LEIA TAMBÉM: Amigos morrem em acidente de moto na volta de festa

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtor Web
Produtor Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória