
O radialista, cronista e música Ruy Guedes Barbosa, 73 anos, morreu na tarde desta quinta-feira (12), na Santa Casa de Cachoeiro de Itapemirim, após apresentar complicações no quadro de saúde. Referência na imprensa e na cultura do município, a notícia da morte de Ruy causou comoção entre amigos e colegas de profissão.
Nascido em 11 de março de 1943, com um timbre de voz marcante e uma grande afinidade com a música, Ruy teve uma trajetória de sucesso nas rádios e bandas da cidade. Seu primeiro trabalho foi na Rádio Cachoeiro. Começou a tocar, ainda na juventude, nas bandas do Tiro de Guerra e do colégio Liceu Muniz Freire. No futebol, de arriscou atuando como goleiro, mas a musicalidade faltou mais alto.
Nos anos 70, juntamente com amigos, formou o conjunto musical 007. O grupo tocava na noite cachoeirense e em festas de aniversários e formaturas. Dividia o tempo entre a música e outra paixão: o rádio.
“A imprensa e a cultura de Cachoeiro perde com a morte de Ruy, que era uma de suas figuras mais expoentes. Ele era um grande amigo e um grande mestre. Fez escola em Cachoeiro e deixará eternas saudades”, comenta o jornalista Sérgio Neves.
Além da dedicação com a música e o rádio, Ruy exerceu a função de editor chefe da redação do extinto Diário Capixaba no início dos anos 2000, e desde então, passou a escrever e publicar crônicas da música cachoeirense.
Referência entre várias gerações de músicos, Ruy tocava contrabaixo e doou para a Casa de Cultura ‘Roberto Carlos’, o violoncelo que está em exposição no local. “Rui Guedes foi um músico e uma pessoa maravilhosa, que tive o imenso prazer em conhecer. Participei do amado ‘Clube do choro’ juntamente com vários artistas ilustres da nossa cidade, como: Estelemar Martins, Adilson Dillen, Nei Costa, Ronaldo Castro, entre outros membros do clube do choro. Um músico excepcional e grande artista. É uma grande perda para a cidade, pois faz parte da cena cachoeirense e que com certeza irá fazer muita falta, principalmente nas rodas de choro e da música na nossa cidade”, comenta a cantora Amélia Barretto.
Ruy era casado com Marlene e deixa três filhos: Cynthia, Julianna e o coronel da Polícia Militar, Ruy Guedes Barbosa. O velório será no cemitério do bairro IBC, e o enterro será às 9h desta sexta-feira (13).