Geral

Desabamento em Cariacica: idosa de 85 anos morre após mais de um mês internada

Amália Gomes havia sofrido perfurações no pulmão e fraturado a bacia. Ela estava em recuperação, mas não resistiu

Foto: Montagem Folha Vitória

Pouco mais de um mês após o desabamento de uma residência no bairro Flexal II, em Cariacica, uma das idosas que estava no local não resistiu e morreu. Amália Gomes, de 85 anos, foi resgatada dos escombros e estava internada desde o acidente.

O desabamento aconteceu no final da tarde do dia 30 de março. Na casa, estavam três idosos. José Laurindo Filho, de 79 anos, foi encontrado já sem vida em meio aos escombros. Já a senhora Amália e a irmã dela, Aldenir, foram resgatadas e encaminhadas ao hospital.

Amália havia sofrido perfurações no pulmão e fraturado a bacia. Ela estava em recuperação, mas não resistiu. A morte dela foi confirmada por um sobrinho. A outra idosa continua internada.

Leia também: “Perdi meu herói”, diz filho de idoso que morreu em desabamento de casa em Cariacica

Casa tinha problemas na estrutura

A casa que desabou tinha sérios problemas de construção, conforme informações do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES). 

Agentes do Crea-ES estiveram no local na manhã seguinte ao desabamento para realizar uma vistoria. Segundo o gerente de fiscalização do órgão, Leonardo Leal, a estrutura entrou em colapso por erros na construção da residência.

“A laje não tinha ferro, era só concreto. O pilar estava fora de norma, pois a área de seção mínima é de 360 centímetros quadrados e estava com 200 ou 160 cm, menos da metade do permitido. Todas as peças estruturais — pilar, viga e laje — estavam em desconformidade com a NBR 6118, que um engenheiro saberia dimensionar. A estrutura estava subdimensionada”, explicou.

*Com informações da repórter Alessandra Ximenes, da TV Vitória/Record TV