O ex-procurador-geral de Justiça José Maria Rodrigues de Oliveira Filho morreu nesta terça-feira (27) aos 72 anos. Ele exerceu o cargo do ano 2000 até 2004, e presidiu o Colégio de Procuradores de Justiça.
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, lamentou a morte de José Maria e decretou luto de três dias no Estado. A Prefeitura de Vitória e o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) também decretaram luto.
LEIA TAMBÉM:
> Previsão do tempo: até quando vai fazer frio no Espírito Santo?
> Técnica de enfermagem é esfaqueada ao sair de unidade de saúde em Vila Velha
> Mãe que foi atropelada com filha passa por cirurgia e precisa de doação de sangue
“Lamento profundamente a morte do ex-Procurador-Geral de Justiça Dr. José Maria Rodrigues de Oliveira Filho, um profissional exemplar que dedicou sua vida à Justiça e ao bem-estar de nosso Estado. Em sua memória, decretei luto oficial de 3 dias no Espírito Santo. Meus sentimentos à família e amigos”, disse o governador nas redes sociais.
Carreira começou em 1980
O procurador começou a carreira jurídica começou no ano de 1980. Após dez anos ingressou no Ministério Público do Estado do Espírito Santo e atuou em diversas comarcas do Estado.
No dia 2 de maio de 2000, foi eleito procurador-geral de Justiça para os anos de 2000 até 2002. Em outubro, foi promovido por merecimento do cargo de 9º promotor de Justiça da Promotoria de Justiça Cível de Vitória ao cargo de 6º procurador de Justiça Cível.
Em 2001, foi eleito secretário do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça para o período 2001 até 2002. Um ano depois, assumiu o cargo de 2º vice-presidente do Conselho.
Depois, foi nomeado para exercer a função de procurador-geral de Justiça no biênio 2002 até 2004. Também foi presidente do Colégio de Procuradores de Justiça no período de 2000 a 2004.
No ano seguinte, foi eleito conselheiro do Ministério Público do Espírito Santo, função que ocupou até 2006. José Maria também foi corregedor-geral do MPES de 2014 a 2016 e presidente da Associação Espírito-Santense do Ministério Público (AESMP).
“Legado de justiça, integridade e compaixão”, diz MPES
O Ministério Público do Estado do Espírito Santo lamentou a morte de José Maria e ressaltou que ele foi “um grande líder cuja visão, coragem e dedicação impactaram tantas vidas”.
“Em momentos como este, somos lembrados da importância de seguir o exemplo deixado por ele, mantendo vivo o legado de justiça, integridade e compaixão que sempre guiou suas ações”.
Em nota, o MPES informa que o procurador-geral de Justiça do MPES, Francisco Berdeal, decretou luto oficial de três dias pela perda de José Maria.
Já a Prefeitura de Vitória decretou luto oficial de três dias. “Neste momento de dor, o órgão se solidariza com familiares e amigos, e destaca que a memória de José Maria Rodrigues de Oliveira Filho será uma fonte permanente de inspiração para todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo”, diz a prefeitura em nota encaminhada.
O corpo do ex-procurador-geral de Justiça será velado nesta quarta-feira (28), a partir das 7h, no Cemitério Parque da Paz, em Ponta da Fruta, Vila Velha. O sepultamento acontecerá às 16h, no mesmo local. A causa da morte não foi informada.