Geral

Aos 100 anos, morre Lenira Borges, referência no balé clássico no ES

Lenira Borges nasceu em Porto Alegre, em 1923. Em Vitória desde 1961, fundou academia de dança que leva seu nome e se tornou referência no balé clássico

Foto: Reprodução/ Twitter/ Renato Casagrande

A bailarina Lenira Borges, pioneira no ensino da dança clássica em Vitória, morreu nesta segunda-feira (28), aos 100 anos. O falecimento da artista foi comunicado pelo estúdio de dança que leva o seu nome. A causa da morte não foi divulgada.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Em uma rede social, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, lamentou a morte de Lenira e destacou o trabalho realizado por ela em prol da cultura.

Recebo com muito pesar a notícia da morte da bailarina Lenira Borges. Seu talento e paixão pela dança encantaram gerações, deixando uma grande marca. Suas performances continuarão a inspirar. Meus sentimentos à sua família e amigos. Descanse em paz, Lenira“, escreveu Casagrande.

Lenira Borges nasceu em 1 de maio de 1923, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Aprendeu balé com grandes nomes como a professora Tony Seitz Petzhold, os mestres Vaslav Veltchek, Tatiana Leskova, Walter Nickes, Valery Taylor, Claude Newman e Vera Kumpera.

LEIA TAMBÉM: Padre é levado para hospital após passar mal durante missa em Vitória

Em 1961, Lenira se mudou para Vitória e fundou a Academia Lenira Borges. Em mais de 50 anos de trabalho, formou gerações de dança que, agora, são destaques no cenário nacional e internacional. 

Apaixonada pela arte da dança, a bailarina formou, em 1976, o Grupo Experimental de Dança do Espírito Santo e convidou coreógrafos de relevância na cena nacional e internacional para dar aulas.

LEIA TAMBÉM: Adolescentes desaparecidos em Sooretama: entenda por que as buscas foram suspensas

Ainda na década de 1970, atuou para a reinauguração do Theatro Carlos Gomes, na gestão de Cristiano Dias Lopez. 

O velório acontece na tarde desta segunda-feira (28) no Cemitério Jardim da Paz, na Serra, onde corpo será sepultado às 17h.

Bailarina foi homenageada por companhia de balé em maio

A Academia Lenira Borges realiza uma apresentação anual. A edição de 2023 aconteceu em maio e teve a apresentação do espetáculo Alice no País das Maravilhas, no Teatro Sesc Glória. 

Na ocasião, Lenira foi homenageada pelos seus 100 anos de vida e pelos mais de 60 anos de atuação no balé clássico no Espírito Santo. Colunista do Folha Vitória, Hélio Dórea registrou a homenagem em uma de suas publicações.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.