Nos primeiros anos na escola, as crianças aprendem que os seres vivos nascem, crescem, se reproduzem e morrem. É o ciclo da vida. Apesar disso, a morte ainda não é tratada com naturalidade por muitas pessoas. Uma pesquisa do Sindicato dos Cemitérios e Crematórios Particulares do Brasil (Sincep) mostrou que, para 76% dos brasileiros, falar sobre o assunto ainda é um tabu.
Se para uma boa parte da população apenas tocar no assunto já é difícil, vivenciar a perda de um ente querido é ainda mais. Além da dor e da tristeza, é preciso também resolver diversas questões burocráticas. Para isso, empresas estão oferecendo o serviço de assistência ao luto. Uma delas é o Grupo Primícias, o maior do setor no Espírito Santo.
“O ser humano costuma fugir de assuntos que o ameaçam, que o colocam em vulnerabilidade. Não falar sobre a morte é uma fuga. Mas não seria mais interessante se preparar para que esse momento de despedida seja passado com mais leveza e tranquilidade?”, questiona Christian Marcos Pereira, diretor estratégico do grupo.
A missão do Primícias é prestar homenagens aos que se foram e suavizar a dor dos amigos e familiares. Por isso, conta com uma cerimonialista em sua equipe que recolhe informações sobre a história da pessoa, o que ela gostava, qual era sua música favorita e quais eram seus hobbies para fazer uma carta de homenagem.
Ao som de violino, o texto é lido durante a cerimônia póstuma, que pode ser realizada no Primícias Memorial House, um empreendimento do grupo criado exclusivamente para esse fim. A casa com salas e ambientes intimistas é climatizada e conta com jardim e estacionamento privativo para familiares e amigos.
“Nós queremos exaltar a história daquela pessoa que se foi porque ela deixou lembranças e ensinamentos para alguém. Durante nossa vida, realizamos eventos e festas para datas marcantes, por que na despedida tem que ser rápido e muitas vezes feio? Serão os últimos momentos passados com aquela pessoa querida”, afirma o diretor.
O Grupo Primícias também cuida da parte burocrática, com a orientação para emissão de certidões e documentos, dos serviços póstumos, que inclui a escolha da urna (caixão), das flores, do preparo do corpo para uma aparência mais natural possível e do traslado. Além disso, possui parcerias com cemitérios particulares para o sepultamento.
A cobertura desses serviços varia de acordo com o plano mensal escolhido ou o serviço contratado. Os valores dos planos se iniciam em R$ 19,90 e vão até R$ 120,00 mensais. Os atendimentos particulares são orçados de acordo com o desejo da família. Mais informações pelos telefones (27) 3229-8812 / 99869-7731 ou no site www.grupoprimicias.com.br.
HISTÓRIA
O Grupo Primícias foi criado em outubro de 2001 com o propósito de oferecer às famílias apoio e conforto em um momento difícil e doloroso como o da morte de um ente querido. A ideia para o projeto nasceu depois que um dos fundadores perdeu a mãe e se sentiu desamparado e sem conhecimento sobre os procedimentos póstumos necessários.