Geral

Morte de fisiculturista alerta para uso de anabolizantes. Veja casos envolvendo a droga

Os anabolizantes usados indiscriminadamente acarretam sérios prejuízos para a saúde e podem levar a pessoa a morte. Há casos em que a pessoa se transforma em um ser bizarro

Após ficar com os braços atrofiados, jovem pede ajuda para conseguir cirurgia Foto: Arquivo Pessoal

Os esteroides ou a famosa “bomba” são um método conhecido e ilegal para ganhar massa muscular rapidamente. Utilizado por pessoas de todas as classes sociais (ricos ou pobres), afeta muitos deles de maneira negativa quando não há responsabilidade ou acompanhamento médico.

A morte do fisiculturista Mateus Ferraz, de 23 anos, na tarde desta terça-feira (27), em Taubaté, São Paulo, por suspeita de uso excessivo de anabolizantes, levantou um alerta: o uso de esteroide é mais comum do que muita gente imagina. Quem utiliza, muitas vezes não assume, mas independente de assumir ou não, os riscos para a saúde são enormes. 

Apesar de não ter registro de muitos casos de morte por uso de anabolizantes, o número de ocorrências policiais na Grande Vitória envolvendo a venda de esteroides revela que o consumo anda em alta por aqui no Estado.

Há três anos o fisiculturista Gidel Gil de Souza, de 24 anos, morreu e a família suspeitou que a causa da morte tenha sido o consumo excessivo de anabolizante. Ele começou a passar mal e foi levado para o Hospital São Francisco, em Campo Grande com febre alta e convulsões, mas não resistiu. 

As ocorrências policiais envolvendo anabolizantes chamam a atenção. No último dia 15, um proprietário de uma farmácia em São Mateus, norte do Estado, foi preso pela Polícia Federal por vender anabolizantes ilegalmente. Os esteroides eram vendidos sem receitas médias e com pelo menos 400% de lucro.

Em junho deste ano, o professor de educação física Fábio Norte de Jesus, o Fabão, suspeito de fornecer os anabolizantes, e a esposa dele, a nutricionista Andrea Bisi Alves de Jesus foram detidos acusados de vender anabolizantes no Estado.

Policiais da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (Deten), prenderam um homem suspeito de vender anabolizantes. Os policias chegaram até o acusado por meio de denúncias anônimas. Dentro da residência e da loja dele, foram encontrados 70 comprimidos de ecstasy, quatro unidades de MDMA, que tem o mesmo princípio ativo do ecstasy e anabolizantes.

E não são apenas as ocorrências que ganham destaque. O sonho do corpo perfeito sem o devido esforço pode se transformar em pesadelo. Júnior César de Oliveira Duarte, de 31 anos, morador de Vila Velha ficou com os braços atrofiados e infeccionados depois de fazer uso de anabolizantes. Ele pediu ajuda nas redes sociais para conseguir uma cirurgia.

Fisiculturista teve sérios problemas de saúde Foto: ​

O fisiculturista alemão Markus Rühl começou a treinar com 18 anos e a disputar campeonatos com 23. Desde essa época fazia uso da mistura dos ciclos de esteroide com hormônios. Ele conseguiu um corpo enorme, porém, teve seus órgãos internos aumentados e seu estômago distendido.

Uma londrina loira, magra e que chamava a atenção por onde passava simplesmente se transformou em outra pessoa com o uso abusivo de esteroides. Candice Armstrong ganhou pelos no rosto, costas e peito e os anabolizantes aumentaram consideravelmente o tamanho do seu órgão sexual, que se transformou em um híbrido entre partes masculinas e femininas.

Após o uso indiscriminado de anabolizantes a jovem Candice se transformou em um ser híbrido Foto: ​