A Arquidiocese de Vitória se despede de um dos sacerdotes que serviu durante a visita do então papa — hoje declarado santo — João Paulo II, em Vitória. Padre Braz Carnielle faleceu nesta terça-feira (21), aos 92 anos, 62 deles dedicado ao sacerdócio
Padre Carnielle era natural de Venda Nova do Imigrante e grande atuante na Arquidiocese de Vitória. Vindo da Comunidade Salesiana da cidade-natal, diocese de Cachoeiro de Itapemirim, atuou na Arquidiocese de 1983 a 1992, exercendo a função de pároco na paróquia Nossa Senhora das Graças, em Jucutuquara, Vitória, e coordenador arquidiocesano de pastoral.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Seu carisma para trabalhar na evangelização de crianças teve destaque na visita do papa João Paulo II ao Espírito Santo, quando ensaiou e dirigiu um coral de 300 crianças que encantaram o papa com a música “Casinhas de Periferia’.
Nos últimos anos, padre Braz, já com saúde fragilizada, dedicou-se ao aconselhamento e confissão de alunos, professores e fiéis no Colégio Salesiano, em Vitória.
“Ele, escolhido para anunciar o Evangelho de Deus, foi um ministro amoroso dos sacramentos e um pastor compassivo no acolhimento aos pobres e no convívio alegre com as juventudes. Assim, com a fé em Cristo que o chamou a participar do seu sacerdócio, compreendemos a história vocacional do Pe. Braz, cujo ministério entregamos hoje como oferta agradável ao Senhor, com o coração cheio de tristeza, mas, com jubilosa esperança e gratidão. Nós confiamos a tua alma à Mãe de Deus, tua Mãe, que o guiou todos os dias e o guiará agora à glória eterna do Seu Filho, Jesus Cristo nosso Senhor”, comenta padre Marcelo diretor da Comunidade Salesiana de Vitória.
Por nota, a Arquidiocese de Vitória, reconheceu e agradeceu toda a dedicação de padre Braz e também à comunidade Salesiana pelos serviços pastorais prestados.
“Aos Salesianos, a Arquidiocese de Vitória, nas pessoas do arcebispo, dom Dario Campos e, o bispo auxiliar, dom Andherson Franklin Lustoza de Souza, une-se em solidariedade e oração pela perda deste irmão que dedicou sua vida à evangelização e reza para que Deus o acolha em seus braços”, diz a nota.
O sepultamento do padre Braz acontece em Venda Nova do Imigrante, região Serrana do Espírito Santo, após a Santa Missa de corpo presente que será realizada às 16 horas desta quarta-feira (22).
Leia também: “Quero justiça”, diz mulher que teve perna amputada após atropelamento na Serra