A Polícia Civil está investigando as causas do acidente com o ônibus, na BR-101, no município da Serra, que deixou nove mortos. Ainda não foi descartada a hipótese de que o motorista do veículo tenha dormido ao volante.
Na pista, onde o acidente aconteceu, não há nenhuma marca de frenagem. A curva onde o ônibus capotou fica após uma reta de 300 metros em descida, onde é possível que o motorista tenha passado direto.
O motorista saiu praticamente ileso do acidente e, em depoimento no último sábado (27), disse à Polícia Rodoviária Federal (PRF) que perdeu o controle ao tentar desviar de um caminhão que teria invadido a contramão.
Segundo a PRF, o local onde o acidente aconteceu é considerado tranquilo, onde colisões são raras. A velocidade máxima é de 60 km/h.
O ônibus envolvido no acidente está parado em frente ao posto da PRF na Serra, e permanece à disposição da Delegacia de Delitos de Trânsito, que investigará o acidente. O tacógrafo do veículo já foi recolhido e, segundo informações preliminares, o aparelho não indicou mudança brusca de velocidade no momento em que capotou. Logo após o acidente, passageiros disseram que o motorista já havia cochilado.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou, na manhã do último domingo (28), o nome das vítimas que foram levadas para os hospitais Jayme Santos Neves e São Lucas atualizada. Ao todo, 23 pessoas foram encaminhadas para as unidades de saúde.
Maria Perpétua Pereira Silva continua em estado grave, segundo o boletim da Sesa. Roberto Souza Vasconcelos, de 14 anos estava em estado grave, mas não resistiu. As duas vítimas foram internadas no hospital Jayme Santos Neves. Além disso, 7 pessoas apresentam o quadro de saúde estável e 14 já tiveram alta hospitalar.
A assessoria de imprensa da viação São Geraldo informou que divulgará a lista de todos os mortos no acidente assim que o Departamento Médico Legal (DML) de Vitória confirmar a identidade dos corpos. A empresa informou ainda que já providenciou todos os medicamentos que os hospitais não possuíam para o tratamento das vítimas.
O acidente
O acidente aconteceu na altura do km 249 da BR-101, próximo ao bairro Belvedere, na Serra. O coletivo da viação São Geraldo saiu de Porto Seguro, na Bahia, no fim da tarde de sexta-feira (26), e seguia para o Rio de Janeiro. Ele capotou próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Segundo informações da empresa, 32 passageiros estavam no ônibus. A assessoria informou que o acidente teria sido provocado por um caminhão, que seguia no sentido contrário e invadiu a pista do coletivo, obrigando o motorista a desviar para o acostamento. O condutor acabou perdendo o controle do veículo, que capotou várias vezes.
Confira a lista dos feridos no acidente e o estado de saúde de cada um:
Pacientes que deram entrada no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
1. Fausto dos Santos Silva – alta
2. Iolanda de Oliveira Queiroz – estável
3. Joelma Soares Silva – alta hospitalar
4. Áurea Rodrigues dos Santos – alta hospitalar
5. Roberto Souza Vasconcelos – óbito
6. Luiz Cláudio de Almeida – alta
7. Valter Silva de Souza – alta
8. Diego da Silva Severino – alta hospitalar
9. Roni Aparecida Araújo da Silva Barbosa – alta hospitalar
10. Maria Perpétua Pereira Silva – grave
11. Balbino Bispo dos Santos – alta hospitalar
12. Ana Paula Souza Santos – estável
13. Milton Esteiner Junior – alta hospitalar
14. Leilaine Almeida Paixão – alta hospitalar
15. Tiago de Almeida Miguel – estável
16. Roberto de Carvalho – alta hospitalar
17. Gloriane Bonfim Trindade – alta hospitalar
Pacientes que deram entrada no Hospital Estadual São Lucas
1. Emiliana de Souza Castro – estável
2. Vagner Conceição de Souza – elta Hospitalar
3. Greice Pereira de Jesus – estável
4. Gilberto Cândido de Souza – estável
5. Alexandre Soares de Andrade – alta Hospitalar
6. Jessica Soares Santos – estável