Geral

Procon vai apurar cobrança de pedágio na 3ª Ponte por aplicativos de transporte

A situação foi encaminhada por um leitor à redação do Folha Vitória e mostra a cobrança do valor de R$ 2,80 referente à tarifa

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

A cobrança do pedágio da Terceira Ponte deixou de existir no dia 22 de dezembro de 2023. Entretanto, para a surpresa de muitos usuários, a taxa está aparecendo para alguns passageiros que utilizam os serviços do aplicativo Uber. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A situação encaminhada por um leitor à redação do Folha Vitória mostra que, após uma corrida com a plataforma, o valor cobrado teve um acréscimo de R$ 2,80 referente à passagem pelo pedágio da Terceira Ponte. Confira o print realizado: 

Foto: Reprodução

Ao questionar o Procon do Estado, o órgão explicou que as demandas registradas serão investigadas e a empresa já foi notificada. 

“A regularização dos valores praticados compete à fiscalização da Ceturb/ES, conforme Lei Complementar 876/2017. Mas apurada a infração ao Código de Defesa do Consumidor, a empresa pode ser sancionada, nos termos do artigo 56 do CDC”, informou o Procon, por meio de nota.

Como verificar uma cobrança indevida?

No aplicativo da Uber, o usuário deve abrir a aba de “atividade”, onde estão localizadas todas as viagens realizadas recentemente. Após clicar, basta ir para a última viagem que foi feita.

Após, basta clicar em recibo, onde estarão todos os detalhes da corrida. 

População pode reclamar no Procon

O Procon destaca que os consumidores podem registrar reclamações pessoalmente na sede localizada na Avenida Jerônimo Monteiro, 935, no Centro, em Vitória, de segunda a sexta-feira. Para isso é necessário agendamento pelo site www.agenda.es.gov.br.

Outra unidade do Procon-ES está localizada no Faça Fácil, em Cariacica, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e, aos sábados, até as 13 horas. O agendamento para o Faça Fácil deve ser feito pelo site www.facafacil.es.gov.br.

Também é possível registrar reclamações, sem sair de casa, pelo Atendimento Eletrônico, disponível no site www.procon.es.gov.br. Denúncias e dúvidas podem ser formalizadas pelo WhatsApp (27) 3323-6237.

O Folha Vitória procurou a Uber para comentar o caso. A matéria será atualizada com a reposta da empresa. 

LEIA TAMBÉM: Motociclista morre em acidente envolvendo ônibus e carro na BR-101

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtora Web
Produtora Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória