Geral

Motoristas de aplicativo do ES adotam medidas de combate ao coronavírus

Procedimentos incluem higienização de veículos, lixocar e disponibilização de álcool gel

Foto: Reprodução

Para conter o avanço do novo coronavírus, trabalhadores de serviços essenciais, que possuem a sua rotina em ambientes fechados estão tendo que adotar medidas para garantir a saúde e segurança, como por exemplo, os motoristas de transporte por aplicativos, que estão circulando com os vidros abertos e a higienizando constantemente os veículos.

Vinícius Carneiro, gerente de marketing do aplicativo de mobilidade V1, explica que em parceria com a Marca Ambiental, empresa de gerenciamento de resíduos, os motoristas tem um dispositivo específico para o descarte de lixo.

“A higienização intensa dos veículos já era um protocolo padrão na empresa, porém, incluímos outros procedimentos que seguem todas as orientações dos órgãos competentes e contribuem ainda mais para a prevenção da COVID-19. Dentre elas estão a assepsia dos veículos com produtos utilizados em outros países, uso de máscaras pelos motoristas, disponibilização de álcool gel e também a adoção de lixocar em toda frota em parceria com a Marca Ambiental”, pontua Vinícius.

Segundo Mirela Souto, gestora de comunicação da Marca Ambiental, a forma como são descartados os resíduos dos veículos são muito importantes neste momento de pandemia.

“Nesse momento, em que os estudos apontam que o novo coronavírus sobrevive horas ou até dias nas superfícies dos objetos, a destinação correta dos resíduos que produzimos é fundamental para minimizar os riscos de contaminação. Dessa forma, a adoção de lixocar nos veículos é um cuidado a mais para que os resíduos produzidos no interior dos veículos tenham o caminho final correto”, alerta Mirela.

Outros cuidados importantes

Ainda segundo Mirela, é necessário higienizar as mãos após realizar o descarte e optar por destinar em casa resíduos como máscaras, luvas e outros itens de uso pessoal, preferencialmente, na lixeira do banheiro e nunca junto aos materiais recicláveis. 

“É imprescindível que máscaras descartáveis, luvas e lenços após o uso sejam descartados no lixo comum, preferencialmente junto aos resíduos sanitários, para proteger a vida das pessoas responsáveis pela coleta seletiva. Os profissionais da coleta são trabalhadores essenciais no nosso dia a dia e nossas escolhas são fundamentais para garantir a saúde deles”, aponta a gestora de comunicação.