Geral

Motoristas de aplicativo poderão denunciar passageiros sem máscara

Plataforma terá função semelhante à que confirma que os motoristas estão com máscaras e passageiros deverão mandar selfie com o rosto usando o utensílio

Foto: Marcelo Casal jr/ Agência Brasil

A empresa Uber anunciou, nesta quinta-feira (1), a nova medida de segurança contra o novo coronavírus que será utilizada nos EUA e Canadá até o final do mês e em seguida na América Latina. Passageiros que forem reportados por não estarem usando a máscara vão precisar fazer uma selfie provando que usam o equipamento para poder pedir outra corrida.

O reconhecimento facial para a verificação do uso de máscaras já é utilizado na plataforma desde maio, quando passou a ser obrigatório o uso de máscara pelos motoristas, para receberem as corridas. Segundo a empresa, mais de 100 milhões de verificações foram feitas para 3,5 milhões de condutores em todo o mundo nos últimos cinco meses.

“Acreditamos que responsabilidade é uma via de mão dupla. É por isso que estamos ampliando essa tecnologia para os passageiros. Se o motorista nos avisar que o passageiro não estava usando a máscara, o passageiro terá de tirar uma selfie com o rosto coberto antes de poder pedir outra corrida. Com isso, o aviso de um motorista pode garantir a segurança do próximo”, disse a empresa em um comunicado.

Em nota, a Uber também explica que no aplicativo a máscara será detectada como um objeto e não como informação biométrica, e que a foto feita pelo passageiro não será armazenada.

Outro ponto é que tanto o passageiro quanto o motorista tem o direito de cancelar uma corrida antes dela ser iniciada, sem custos adicionais, se o outro não estiver usando máscara.

* Com informações do Portal R7