Pensando no combate ao coronavírus, e na retomada mais rápida possível da “vida normal” no Espírito Santo, o Movimento Cidadania Coletiva lançou na última segunda-feira (08) um manifesto, que visa sensibilizar a sociedade sobre a importância da união para conter o avanço da doença no Estado.
O manifesto chama o cidadão à responsabilidade para o fato de que apesar dos números de mortes e contaminados pelo Covid-19 estarem crescendo, alguns seguem desprezando as orientações do Governo do Estado.
Segundo o porta-voz do Movimento, Rimaldo de Sá, o objetivo principal da campanha “Por uma Retomada Possível” é a preservação da vida e dos empregos.
“Pensar coletivamente é a única forma de enfrentar um desafio tão complexo. A proposta do movimento é fazer todos entenderem sua responsabilidade, unindo instituições e cidadãos em um trabalho de conscientização urgente para maior crise da história do Espírito Santo” afirma Rimaldo.
Segundo a última atualização no Painel Covid-19, plataforma digital da Secretaria de Saúde do Estado que mostra as notificações da doença, o Espírito Santo registrou em 24 horas 33 novas mortes e 1.305 casos confirmados. Com isso, o número de óbitos provocados pela covid-19 subiu para 904 e o de casos confirmados para 21.964 no Espírito Santo.
Rimaldo ainda ressalta que, enquanto há quase noventa dias escolas, comércio, indústria e toda a economia estão operando com severas restrições para garantir um funcionamento mínimo, vemos praias, calçadões e até quadras de esporte cheias.
“A população precisa entender que o isolamento social é fundamental no combate ao coronavírus. Neste momento, estamos acompanhado o crescimento do número de casos e óbitos no Estado e em várias regiões do país, e apesar disso, parte da população está desrespeitando as orientações das autoridades de saúde. Dessa forma, Uma crise que atinge a saúde, os empregos, a economia e a vida não tem lado, tem que ser enfrentada por todos. Só saia de casa se for necessário, não banalize a vida”, destaca o porta-voz do Movimento.
SOBRE O MOVIMENTO
O Movimento Cidadania Coletiva é uma iniciativa para mobilizar a sociedade com foco na participação de processos relevantes para desenvolvimento do Estado: econômico, social e cultural.
A campanha já conta com a adesão do Fórum das Entidades Federativas do Espírito Santo, composta pelo ES em Ação e as federações da Indústria, do Comércio, da Agricultura e dos Transportes.