O secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes de Medeiros Júnior, foi notificado pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), sobre a necessidade da divulgação da atual situação da pandemia de covid-19 no Estado.
A notificação, ocorrida por meio da Promotoria de Justiça Cível de Vitória, objetiva que a secretaria adote o detalhamento dos casos por idade, sexo, data de internação, comorbidades, suspeita/confirmação Covid-19 e hospitalização. E que, além disso, também informe o número de internações de pacientes em leitos clínicos/enfermaria ou leitos intensivos (UTI) com suspeita ou confirmação da doença, e o número de altas hospitalares de pacientes suspeitos e confirmados para Covid-19.
O MPES requer também a disponibilização imediata no sítio eletrônico da Sesa da quantidade de leitos clínicos/enfermaria ou leitos intensivos (UTI) existentes nos estabelecimentos de saúde disponíveis para Covid-19.
A notificação recomendatória segue orientações do Gabinete de Acompanhamento da Pandemia do Novo Coronavírus (GAP-Covid-19) do MPES. Segundo o documento, a resposta deve ser dada no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas após o recebimento.