Geral

Mudança na Adalberto Simão Nader é antecipada para esta 4ª, em Vitória. Veja como fica!

A inauguração do novo Aeroporto de Vitória acontecerá na próxima quinta-feira (29)

Obras da nova Avenida Adalberto Simão Nader
Obras da nova Avenida Adalberto Simão Nader
Nova Adalberto Simão Nader está em fase final de obras para entrar em operação Foto: Leonardo Silveira

A mudança no trânsito na Avenida Adalberto Simão Nader foi antecipada para esta quarta-feira (28), às 22 horas. Agora, a via que conta com duas pistas de mão única no sentido Goiabeiras x Praia de Camburi terá calçadas acessíveis e três quilômetros de ciclovia. 

No dia 21 de março, a Prefeitura de Vitória publicou informações de que a liberação da via aconteceria na próxima quinta-feira (29) por determinação da Infraero, mas essa mudança foi antecipada. 

Atual Adalberto

A atual Adalberto terá as duas pistas com a mão de direção no sentido Goiabeiras x Camburi. A intervenção será feita pelo município. O estacionamento, que hoje conta com 83 vagas, terá aumento de 231 vagas.

A pista que atualmente está no sentido praia será a via local, de acesso aos bairros República e Mata da Praia. Ela será uma rua com velocidade de 30 km/h.

A via local começa a funcionar assim que o acesso viário ao terminal de passageiros for liberado pela Infraero. No entanto, o município abre licitação para contratação de uma empresa para adaptação das rampas nas calçadas, pintura das vagas de estacionamento, além da sinalização horizontal e vertical.

Aeroporto de Vitória

O novo aeroporto começa a operar na próxima sexta-feira (30). O acesso será feito exclusivamente pela Avenida Adalberto Simão Nader, e não mais pela Avenida Fernando Ferrari. O novo terminal de passageiros do Aeroporto de Vitória, Eurico de Aguiar Salles, abrirá aos passageiros e demais usuários à zero hora. De acordo com a Infraero, todas as atividades envolvendo voos comerciais regulares serão realizadas nas novas instalações. 

Nova pista

A nova pista do Aeroporto de Vitória terá a extensão de 2058m x 45m. Para efeito de comparação, a pista atual possui 1750m x 45m.

De acordo com a Infraero, nem todo pouso ou decolagem será realizado no sentido do mar. Eventualmente, a utilização da nova pista dependerá de fatores operacionais, como a predominância de vento, que determinam rotas de chegada e partida e uso de cabeceira. Assim, as operações poderão ocorrer na pista nova ou na atual.

Outra novidade é que o Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTaer) ganhará uma base operacional integrada e com infraestrutura modernizada e ampliada, que será construída no novo aeroporto.

A nova sede será totalmente integrada ao Centro Integrado Operacional de Defesa Social (CIODES), onde já se concentra a coordenação operacional das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Guarda Municipal e Polícia Rodoviária Federal