O Governo do Estado anunciou na última sexta-feira (7), o 54º Mapa de Risco, que começa a valer a partir desta segunda-feira (10) e vai até o próximo domingo (16). Dos 78 municípios capixabas, 24 estão classificados em Risco Alto e 42 em Risco Moderado. Após dois meses, o Espírito Santo voltou a ter municípios classificados como Risco Baixo. São 12 cidades com essa classificação.
Uma das dúvidas que sempre pairam na cabeça do capixaba que depende do transporte público é como o serviço vai funcionar a cada mudança do Mapa de Risco. Na Grande Vitória não houve mudança. Como todas as cidades da Grande Vitória estão classificadas no Risco Alto, os coletivos continuarão funcionando de segunda a sábado, das 5 às 22 horas. Aos domingos e feriados, os ônibus só poderão transportar os trabalhadores da saúde.
Outra regra do transporte público para as cidades capixabas do Risco Alto para a covid-19 é com relação ao limite de 75% de ocupação nos ônibus intermunicipais e interestaduais. A mesma regra é válida para o transporte ferroviário. Além disso, o embarque só pode ser feito até as 22h no transporte rodoviário.
Educação
A partir da próxima segunda-feira (10), as escolas públicas e privadas localizadas nos municípios capixabas classificados como risco alto para a covid-19 — como é o caso da Grande Vitória, por exemplo — poderão retomar as aulas presenciais na educação infantil e fundamental I, ou seja, até o 5º ano. As atividades serão nos mesmos moldes presentes hoje nas cidades de risco baixo e moderado, ou seja, 50% dos alunos em sala de aula e os demais 50% em ensino remoto.
A decisão foi anunciada pelo governador Renato Casagrande, durante um pronunciamento na tarde desta sexta-feira (07). A decisão contempla alunos com faixa etária até 10 anos de idade.
Já para os estudantes dos demais níveis de ensino (fundamental II, ensino médio, superior e cursos técnicos), a regra permanece a mesma nos municípios de risco alto, ou seja, só é permitido o atendimento presencial de forma individual e com hora marcada.
Apesar da decisão do governo do Estado, apenas a prefeitura de Vitória anunciou como será o retorno na segunda-feira.
LEIA TAMBÉM: Vitória divulga regras para retorno das aulas a partir da próxima segunda
Cariacica e Vila Velha não vão retomar aulas presenciais no mês de maio
Retorno das aulas em escolas particulares é confirmado para a próxima segunda, diz Sindicato
Confira a classificação de todos os municípios capixabas:
RISCO BAIXO: Águia Branca, Baixo Guandu, Governador Lindenberg, Ibatiba, Iconha, Itaguaçu, Itarana, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, Muqui, São Roque do Canaã e Vila Pavão.
RISCO MODERADO: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Barra de São Francisco, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Fundão, Ibiraçu, Ibitirama, Itapemirim, Iúna, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pancas, Piúma, Ponto Belo, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Mateus, Sooretama, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante.
RISCO ALTO: Alegre, Anchieta, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Conceição do Castelo, Ecoporanga, Guaçuí, Guarapari, Irupi, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Muniz Freire, Pedro Canário, Pinheiros, Presidente Kennedy, Rio Bananal, São José do Calçado, Serra, Viana, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.