Com a proposta de melhorar a mobilidade urbana, desobstruindo o trânsito de vias movimentadas do bairro Coqueiral de Itaparica, a Secretaria de Transporte e Trânsito da Prefeitura de Vila Velha desenvolveu um projeto para a implantação de um binário na região. Nesta segunda-feira (28), o fluxo das ruas Itaperuna e Itaiabaia, que, atualmente, é mão dupla, vai receber mudanças.
O sentido de circulação da Rua Itaiabaia, do cruzamento entre a Avenida Santa Leopoldina até o cruzamento com a Avenida Estudante José Júlio de Souza, passa a ser mão única em direção à orla.
A via de acesso da orla à Coqueiral de Itaparica passa a ser a Rua Itaperuna, no sentido mão única da Avenida José Júlio de Souza até a Perimetral. Para isso, o vão central da Rodovia do Sol no cruzamento com a Itaperuna foi aberto por meio de intervenção de obras e recebeu semáforos. Outros cruzamentos que receberão semáforos são os das avenidas Aracruz e Santa Leopoldina.
Segundo o secretário de Transporte e Trânsito, Romário de Castro, o sistema binário trata-se de uma alternativa que virou tendência nas grandes cidades. “O sistema, que consiste em transformar vias paralelas de mão dupla em ruas com um único sentido, é visto como solução para dar mais fluidez ao tráfego de vias rápidas e muito movimentadas”, explica o secretário.
Outros binários
Para dar mais segurança ao trânsito da região de Boa Vista, em maio deste ano, a implantação do sistema binário beneficiou os bairros Boa Vista e Soteco. As ruas José de Alencar, Vital Brasil, Gonçalves Dias, Machado de Assis e Monteiro Lobato deixaram de ser mão dupla e passaram a funcionar no sistema de mão e contramão.
No mês de fevereiro, a Prefeitura de Vila Velha também implantou um binário no bairro Itapuã. A Rua Jair de Andrade passou a ser mão única no sentido Avenida Francelina Setúbal em direção à orla (Avenida Antônio Gil Veloso) enquanto os veículos que seguem pela Rua Belém passaram a seguir no sentido orla para a Avenida Professora Francelina Setúbal. A Jair de Andrade também recebeu uma ciclofaixa.
Em 2013, o sistema binário também foi implantado nos bairros Vinte e Três de Maio, Parque das Castanheiras e Praia da Sereia (Praia da Costa).