O suor é um processo natural do corpo humano, principalmente em períodos de muito calor, intensa atividade ou nervosismo. A sudorese causa o resfriamento do corpo e auxilia na manutenção da temperatura corporal.
No entanto, o odor emitido no processo pode ser desagradável para a maioria, especialmente quando impregnado em peças de roupa.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Pensando nesta questão, o Folha Vitória conversou com a personal organizer capixaba Virgínia Teixeira e trouxe dicas para remover o cheiro ruim das roupas. Confira:
Como remover o cheiro de suor das roupas?
Em primeiro lugar, a profissional explica que são as bactérias da própria pele em contato com o suor que acabam causando algum odor.
Além disso, em relação às peças de roupa, Virgínia explicou que o tecido também exerce uma influência. Quanto mais sintético, maior é a tendência a produzir o mau cheiro.
1. Lavagem com água e sabão
Direcionada para situações simples, a especialista afirma que uma lavagem básica com água e sabão pode resolver o problema do mau cheiro.
No entanto, é preciso observar a quantidade de peças e produtos a colocar, para que não ultrapassem os limites indicados pelo fabricante.
2. Alvejante sem cloro
Utilizar o alvejante sem cloro junto ao sabão usual tende a resolver o mau cheiro, segundo Virgínia.
Após os produtos, pode-se deixar a máquina realizar o ciclo indicado para cada peça.
3. Deixar de molho
Virgínia destaca ainda que, caso o cheiro de suor já esteja impregnado, deixar a roupa de molho por até 1 hora em água quente ou algum produto como alvejante sem cloro antes da lavagem é uma boa recomendação.
A temperatura da água deve estar no máximo a 37°C, além de ser preciso verificar na etiqueta de cada peça se há alguma advertência para o uso de alta temperatura na lavagem.
4. Vinagre branco de álcool + bicarbonato de sódio
Caso o cheiro de suor seja muito forte, a especialista recomenda aplicar o vinagre branco de álcool juntamente com o bicarbonato de sódio nas áreas mais críticas e deixar agir por 5 minutos. Após a etapa, pode-se lavar normalmente.
Virgínia ainda diz que uma dica valiosa é alternar o uso de amaciante com o vinagre branco de álcool. Uma lavagem sim, e outra não.
5. Água oxigenada cremosa
A personal organizer também recomendou o uso de água oxigenada cremosa, de 20 volumes, diretamente onde o odor está impregnado.
“Em nenhuma das dicas, porém, deve-se levar as roupas ao sol”, alertou a especialista. “Até mesmo ao deixar de molho, somente na sombra”.
Até quantas vezes posso repetir uma mesma peça?
Sobre a repetição de peças, Virgínia Teixeira explicou que depende da quantidade de suor. Caso a pessoa tenha suado apenas um pouco, é possível repetir a peça mais uma vez.
No entanto, caso o suor seja excessivo e exale algum odor, o melhor a se fazer é lavar a peça após o uso.
A personal organizer ainda alerta que, em ambos o casos, há a possibilidade de manchas no tecido causadas pelo suor seco.
Em último lugar, a especialista também lembra que é preciso ler as instruções da embalagem antes de usar qualquer produto, além de conferir os símbolos de lavagem na etiqueta da peça.