É no ensino médio que se consolidam as bases adquiridas nos ensinos fundamental I e II. É também neste segmento que se constroem os pilares para, logo depois, deparar-se com a vida acadêmica universitária. Mas nem só de conteúdo clássico com o aprendizado das disciplinas básicas se faz esse período da vida. Há que se ir além, proporcionando aos estudantes o entendimento da importância das relações interpessoais e do comportamento em sociedade.
Pensando nisso, o UP, escola que já é referência há mais de 20 anos em grandes resultados nos principais vestibulares do ES e do país, passou a ser destaque também no que diz respeito a investimentos no desenvolvimento emocional do aluno.
A ideia é proporcionar uma formação humanizada e completa. Para tal, a escola, desde antes da pandemia, implantou, no ensino médio, a disciplina Projeto de Vida. As aulas ocorrem toda semana, com temas atrelados ao que está em voga na sociedade, bem como ao planejamento de vida dos futuros adultos, que, dentro e fora da sala de aula, precisarão estar preparados para a vida.
Segundo a diretora pedagógica do Ensino Médio (1ª e 2ª séries) do UP, Beatriz Magnoni, a ideia é que a escola sempre trabalhe com dois pilares: um atrelado aos bons resultados acadêmicos do estudante e o outro à boa formação cidadã do indivíduo.
“É importante relatar que esses dois pilares, na verdade, se complementam e são sempre trabalhados de forma paralela. Afinal, é impossível alcançar bons resultados sem uma base de boa formação e com a saúde mental comprometida. Dessa forma, nossa escola consegue proporcionar uma formação completa, quando trabalharmos os aspectos atrelados à cognição, aos conteúdos clássicos e também aos aspectos socioemocionais”, destaca a diretora.
Já a diretora de 3ª série e de pré-vestibular do UP, Debora Cottini, explica, ainda, que o tema é ainda mais delicado quando os alunos chegam ao segmento gerido por ela.
“É na 3ª série ou no pré-vestibular que aluno atinge seu ápice quando se fala em instabilidade emocional, em ansiedade ou transtornos depressivos. É o ano de maior pressão da vida deles. É o ano do temido vestibular. Nesse sentido, a disciplina de Projeto de Vida já serviu como ótima base para que eles cheguem a esse momento bem preparados intelectual e cognitivamente. Nesse sentido, nossa escola se aproxima e faz uma escuta ativa das necessidades que eles possuem. Importante destacar: nosso time de professores vai muito bem nesse processo, sobretudo motivacional. Eles são nota 1000, e os alunos são todos fãs da equipe UP”.
Para o Diretor Presidente do UP, Prof. Fábio Portela, os resultados já alcançados até aqui falam por si.
“Encontro muitos ex-alunos o tempo todo por todo o ES. É muito gratificante observar que, há mais de 20 anos, nossa escola ajuda a inserir adultos bem formados na sociedade nas mais diversas e possíveis profissões existentes no mercado. É sempre uma abordagem carinhosa e com muita gratidão de todos eles que um dia passaram por nossa escola. Eu sou um deles, grato e honrado pela diferença que essa instituição fez na minha vida. Sou também um eterno ex-aluno UP. Já temos até ex-alunos que colocam seus filhos em nosso Ensino Fundamental II. Um ciclo muito bonito.”
Portela explica, ainda, que a disciplina Projeto de Vida aborda desde temas relacionados ao bem-estar dos alunos, à saúde mental e ao respeito ao próximo, incluindo, por exemplo, racismo, bullying, autoestima e autocuidado. Segundo ele, esses fatores podem contribuir para o desenvolvimento dos jovens – a curto e longo prazo –, além de favorecer a formação profissional deles.
“Uma boa formação com o atrelar de habilidades socioemocionais à competência técnica sempre proporcionará bons resultados. Não há margem de erro.”
Olhar humanizado
Fundado em 2001, não é de hoje que o UP foca num ensino mais humanizado, como conta o ex-aluno Luciano Ferreira Nunes Júnior, que estudou na Unidade Jardim Camburi até 2012 e depois fez pré-vestibular no UP da Praia do Canto, até passar em Medicina em uma Universidade Federal. Ele destaca que teve apoio dos professores não só em questões de disciplinas e de vestibular, mas também um apoio emocional que contribuiu muito para a sua aprovação.
“Um aspecto importante do corpo docente do UP é que eles nos abraçam também nesses momentos de dificuldades. Lá, eu tive não só apoio intelectual, mas também emocional, com professores que nos orientavam, que davam dicas e que acolhiam a gente para além da educação”, ressalta o universitário, que atualmente cursa o 11º período de Medicina.
O professor de Geografia e de Projeto de Vida do UP, Fábio dos Santos Araújo, também destaca que o foco humanizado da escola na formação dos alunos é essencial para o desenvolvimento integral das crianças e dos adolescentes, preparando-os de maneira mais eficaz para a transição ao ensino médio e à vida em sociedade.
“Um foco humanizado na formação dos alunos não só contribui para seu sucesso acadêmico, mas também os prepara integralmente para enfrentar os desafios do futuro, formando cidadãos mais conscientes e preparados para a vida em sociedade”, afirma.
Outros diferenciais do UP
Além da inclusão da disciplina de Desenvolvimento Socioemocional, a diretora Beatriz Magnoni também cita que o UP possui outros diferenciais, que contribuem para a formação dos alunos, incluindo a própria dinâmica das aulas, ao incentivar atividades em grupo, o desenvolvimento da leitura e a compreensão de livros.
“No UP, temos um lema: aula dada é aula estudada. Um compromisso firmado da escola com os alunos. Quem adota a ideia não se arrepende.”
Além disso, ela conta que eventos como as Mostras Culturais, as Maratonas Científicas, os Jogos Estudantis e outros trabalham diversas habilidades dos estudantes como falar em público, como lidar com situações de competitividade e muito mais.
UP Centro Educacional
Site: https://upvix.com.br/
Instagram: @upvix
TikTok: @upvixoficial