As mulheres que foram vítimas de violência doméstica em Cachoeiro de Itapemirim têm atendimento garantido e especial no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
As mulheres que buscam o serviço são atendidas inicialmente por uma assistente social e uma psicóloga, que incentivam as vítimas a quebrarem o ciclo da violência. Se houver necessidade, elas são encaminhadas para acompanhamento terapêutico, jurídico ou para o Serviço de Convivência e de Fortalecimento de Vínculos, oferecido nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
Os atendimentos são gratuitos e fazem parte do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi Mulher), que funciona na sede do Creas, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.
A assistente social Heloísa Oliveira Motta conta que, geralmente, as mulheres chegam à unidade encaminhadas pelas delegacias, Justiça ou serviço de saúde, mas o órgão também atende a procura espontânea.
“As vítimas de violência ainda têm muito medo de procurar ajuda, por causa das ameaças, por dificuldades financeiras e medo de perder os filhos. Nosso objetivo é incentivar, orientar, empoderá-las, para que possam refletir sobre as decisões que precisam tomar e, quando houver riscos, oferecer os encaminhamentos para que consigam superar esse momento”, explica.
Onde procurar ajuda
Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos
Funciona de segunda à sexta, das 12h às 18h, no Creas, localizado à rua 25 de Março, 181, Centro.