Recentemente o podcast “Raul Ferreira Netto Sem Limites” exibiu um episódio sobre os perigos de contaminação dos cemitérios. E também dos casos de mumificações que têm ocorrido com frequência em São Paulo.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Josiane Silva, instrutora de tanatopraxia avançada, necromaquiagem e restauração facial, explicou que esse processo de mumificação acontece devido ao clima seco.
COMO O PROCESSO DE MUMIFICAÇÃO NATURAL OCORRE?
O contexto para esse processo pode ser diferente, mas é sempre em ambientes extremos: muito frio, muito seco ou muito quente.
Depois da morte, nossas células liberam substâncias, incluindo enzimas. Essa liberação cria um ambiente ideal para bactérias e fungos, que se incorporam a esta mistura e começam a decompor o corpo.
Em muitos casos, as enzimas necessitam de um ambiente aquoso para realizar suas funções. No entanto, em condições de temperatura excessivamente elevada, o corpo sofre desidratação antes que as enzimas tenham a oportunidade de agir, levando assim ao processo de mumificação.
HOMENAGEM BIZARRA EM VELÓRIO: CORPO DE IDOSO É VELADO SENTADO SEM CAIXÃO EM GOIÁS
Velório, que durou mais de 7 horas, foi um momento de grande emoção para a família e amigos. Idoso foi homenageado por gostar de sentar e conversar com as pessoas
Um velório diferente chamou a atenção da comunidade de Aparecida de Goiânia, em Goiás. Quirino da Silva Souza, de 96 anos, foi velado sentado em uma poltrona, de pernas cruzadas, como se estivesse vivo.
A pedido da família, o velório não teve caixão nem flores, apenas a presença serena do idoso vestido de terno e rodeado de seus entes queridos.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
O carpinteiro aposentado faleceu devido a complicações respiratórias e a um quadro severo de Alzheimer. A família, buscando homenagear sua personalidade e celebrar sua vida, decidiu realizar o evento fora do comum.
Quirino era conhecido por sua paixão em sentar e conversar com as pessoas, e a posição em que foi velado representava sua essência: um homem sociável e acolhedor.
LEIA TAMBÉM: Diurético natural emagrece até 7 kg em 10 dias: “Suco de militar”. Veja receita
Embora alguns familiares tenham ficado em choque sem conseguir acompanhar, o velório, que durou mais de 7 horas, foi um momento de grande emoção para a família e amigos.
A filha de Quirino, Flávia da Silva, relatou como a ideia surgiu. “Ele ficou 10 anos em cima de uma cama. Na hora da morte eu queria surpreender um pouco minha família, para ficar um ambiente mais harmonioso. Surgiu essa ideia e foi muito bom, não ficou aquele clima triste de velório”, disse ela ao g1.
JOVEM TEM EREÇÃO DE 18 HORAS CAUSADA PELA DENGUE; ENTENDA CONDIÇÃO
O caso raro revela mais um sintoma da doença, médicos apontam que isso irá facilitar a busca pelo tratamento
A dengue é uma doença que tem atingido muitos países, e no Brasil sua epidêmia têm aumentado a cada dia. Mas recentemente, um adolescente na Nigéria teve um sintoma diferente do habitual, o jovem que estava com dengue, teve uma ereção de 18 horas.
Uma ocorrência até então inédita da doença foi documentada em um estudo de caso publicado na revista científica Urology Reports no último domingo (18/2). Um adolescente de 17 anos, natural de Burkina Faso, um país africano próximo à Nigéria, teve uma ereção prolongada por conta da dengue. Os médicos descreveram o sintoma como uma “ereção vigorosa”.
“Não há registros anteriores dessa associação na literatura médica”, afirmaram os responsáveis pelo relato do caso.
A ereção prolongada pode causar lesões, como aquelas causadas por acidentes, que rompem pequenos vasos sanguíneos e levam a um aumento no fluxo sanguíneo para o pênis.
Segundo o Metrópoles, os médicos relataram que o jovem estava sofrendo de dengue grave e já estava hospitalizado há cinco dias quando desenvolveu uma ereção persistente por 18 horas consecutivas, sem qualquer estímulo sexual. O paciente foi tratado com bolsas de gelo aplicadas no pênis para reduzir o fluxo sanguíneo, e apenas dois dias depois o órgão voltou ao estado normal. Nenhuma sequela foi identificada até o momento.
Os médicos acreditam que essa situação contribui para uma melhor compreensão da manifestação e das consequências da dengue. A ereção prolongada causada pela doença pode ser tratado eficazmente com técnicas convencionais, como a aplicação de gelo.
COMO IDENTIFICAR OS SINTOMAS DA DENGUE
Segundo o Ministério da Saúde, os principais sintomas da dengue são: febre alta (acima de 38 °C), dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo são os sintomas mais comuns. No entanto, a infecção por dengue também pode ser assintomática ou apresentar quadros leves.
Entenda os diferentes sintomas entre a Dengue e a Dengue Hemorrágica:
Dengue clássica:
• febre alta e repentina: começa geralmente de forma inesperada e pode durar de dois a sete dias
• dor de cabeça intensa: normalmente na região frontal (área da testa) da cabeça
• dor muscular e nas articulações: dor extremamente forte e intensa
• dor nos olhos: pacientes com dengue normalmente sentem dor atrás dos olhos
• fadiga: sensação de cansaço extremo e fraqueza
• sangramento pelo nariz ou gengivas: em alguns casos, podem ocorrer sangramentos leves
• náuseas e vômitos: sintomas que muitos dos pacientes com dengue acabam sentindo
Dengue hemorrágica:
A dengue hemorrágica é uma forma mais grave da doença e requer atenção médica urgente. Os sintomas comuns incluem os mencionados acima, além de:
• sintomas graves de dor abdominal: a dor abdominal é intensa e pode ser um sinal de hemorragia interna
• vômitos persistentes ou com sangue: esses são dois sintomas preocupantes sobre a doença
• sangramentos sob a pele: podem se manifestar como manchas roxas na pele
• sintomas de choque: o paciente pode apresentar fraqueza extrema, pressão arterial baixa, confusão e palidez
• desmaios
TRATAMENTO
O tratamento da dengue ainda não possui uma fórmula certa, mas recomendado pelos médicos é o repouso absoluto para permitir que o corpo se recupere, hidratação constante, pois os pacientes geralmente apresentam febre alta e suor excessivo, que pode levar à desidratação. É importante que pessoas diagnosticadas com a doença sejam acompanhadas de perto por um médico.