O ano de 2017 promete novidades para os moradores de São Mateus quando o assunto é educação em tempo integral. Isso porque, ainda este ano, o município vai receber unidade da Escola Viva.
Os outros municípios que também vão receber a unidade são: Afonso Cláudio, Cariacica, Colatina, Guaçuí, Iúna, Linhares, Montanha, Pedro Canário e Vila Velha.
Mais de 500 profissionais que atuarão nas novas unidades do programa Escola Viva participaram da formação inicial das equipes escolares, na última segunda-feira (30), no Sesc de Guarapari. Neste ano, em um total de 17 unidades Escola Viva, mais de 10 mil alunos vão estudar em tempo integral.
A formação tem como finalidade proporcionar aos profissionais participantes a apropriação dos temas e das metodologias de êxito do programa Escola Viva, de forma que o profissional selecionado se torne mais ambientado e seguro na atuação do programa.
As atividades serão realizadas até sexta-feira (03), com duração de 40 horas, e é obrigatória a participação dos profissionais dos cargos pedagógicos, administrativos e de gestão, para socialização e apropriação dos modelos, pedagógico e de gestão, do programa Escola Viva.
Dentre as temáticas que serão abordadas durante a formação estão: Bases Metodológicas da Escola da Escolha; Protagonismo e suas práticas e vivências; Projeto de Vida e Tutoria; Disciplinas Eletivas; Estudo Orientado e Pensamento Científico; Protagonismo e Tecnologia de Gestão Educacional e Acolhimento e os primeiros 100 dias da escola. Na oportunidade, estudantes e profissionais das escolas já existentes vão apresentar as experiências vivenciadas.
Além dessas, as cinco unidades nos municípios de Vitória, Serra, Muniz Freire, Cachoeiro de Itapemirim e Ecoporanga continuam com as atividades a todo vapor a partir do dia 06 de fevereiro.