Geral

Municípios capixabas terão nova classificação de risco a partir do próximo domingo

Segundo Renato Casagrande, nova matriz de risco será apresentada a prefeitos durante uma reunião online prevista para as 10 horas desta terça-feira

Foto: TV Vitória

O Governo do Estado vai colocar em prática, a partir do próximo domingo (24), uma nova matriz de risco, para classificar os municípios capixabas com relação à sua vulnerabilidade frente à pandemia do novo coronavírus. Segundo o governador Renato Casagrande, essa nova matriz será apresentada a todos os prefeitos do Estado, durante uma reunião online prevista para as 10 horas desta terça-feira (19).

De acordo com Casagrande, para um município ser classificado como de risco leve, moderado, alto ou extremo, serão levadas em consideração outras variáveis, além do número de casos de covid-19 e da quantidade de leitos de UTI disponíveis em cada cidade, como vem sendo feito hoje. A nova matriz de risco também vai considerar a letalidade da covid-19, o índice de isolamento e o percentual de pessoas acima dos 60 anos em cada município.

O governador explicou também que cada fator terá um peso na hora de se definir a classificação de risco das cidades. O número de casos registrados terá peso de 50%, enquanto o índice de letalidade corresponderá a 20% e os percentuais de leitos disponíveis, isolamento e de pessoas acima de 60 anos, a 10% do grau de risco cada um. 

“Estamos fazendo um aperfeiçoamento da matriz de risco. Vamos chegar a um índice por município que o classificará como de risco baixo, moderado, alto ou extremo, como vem sendo hoje. Nós não temos nenhum ainda com risco extremo, porque o risco extremo depende do número de leitos de UTI ocupados”, destacou Casagrande.

Até o momento, são considerados municípios com risco alto para o coronavírus Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Fundão, Santa Tereza e Presidente Kennedy. Nesses municípios, o comércio considerado não essencial é autorizado a funcionar apenas de segunda a sexta-feira e em dias alternados, dependendo do ramo de atuação de cada estabelecimento.