O Governo do Estado assinou na manhã desta quinta-feira (31) a repactuação do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (PAES), dessa vez, firmado em parceria com todos os municípios do estado. A assinatura aconteceu durante solenidade no Palácio Anchieta.
O pacto pretende contemplar, no total, 160 mil crianças matriculados da educação infantil aos últimos anos do ensino médio. A medida também pretende construir ou ampliar 100 creches até 2022, além da compra de material didático e investimento na capacitação dos professores.
Segundo o secretário de estado da educação, Victor Amorim de Ângelo, o governo dará prioridade às crianças em nível de alfabetização. “Se a criança não tiver uma boa alfabetização, nada do que vem depois pode ser bom”. O fundo que será empregado no PAES é proveniente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Segundo o secretário, o repasse será de US$ 92 milhões.
Além da adesão de todos os municípios, a novidade é que o pacto terá o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), além de outras instituições parceiras. Segundo a consultora da Unicef, Vânia Tardin, a entidade vai realizar oficinas nos municípios, direcionadas aos gestores de educação.
O governador Renato Casagrande falou sobre a importância da união entres os poderes executivos estadual e municipal, para resolver problemas de desigualdade social, que impactam diretamente na qualidade da educação pública. Segundo Casagrande, “o Espírito Santo precisa apresentar bons resultados na educação […] estamos fazendo esse forte investimento pra que o aluno possa aprender mais nas redes municipais, e pra que o professor tenha também um melhor ambiente para trabalhar”.
Estiveram presentes na solenidade, representantes do poder executivo e legislativo estadual, além de representantes municipais e instituições parceiras do PAES.