Geral

Munir Abud: “liderar é uma jornada de aprendizado constante”

 Munir Abud é o diretor-presidente da Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) e foi eleito líder empresarial na categoria Utilities (Água e Esgoto). Saiba mais sobre o gestor na entrevista a seguir.

Munir Abud: “liderar é uma jornada de aprendizado constante”

A Cesan atende 53 municípios, o que representa mais de 2,5 milhões de capixabas. A companhia, entretanto, está preparada para atender todos os municípios do Espírito Santo e de outros estados pelo Brasil, participando de processos licitatórios e competindo de igual para igual com outras empresas do setor.

Atualmente, a Cesan conta com 92 Estações de Tratamento de Água (ETAs), que produzem, em média, 250 bilhões de litros de água por ano. O sistema de esgotamento sanitário é composto por 101 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), que tratam mais de 70 bilhões de litros anualmente.

Munir Abud é o diretor-presidente da Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) e foi eleito líder empresarial na categoria Utilities (Água e Esgoto). Saiba mais sobre o gestor na entrevista a seguir.

O que ser líder representa para você, pensando em sua própria atuação, em seus liderados e no mercado?

Ser líder vai além de ocupar um cargo ou posição de autoridade. Implica ser um catalisador de mudanças positivas, um agente motivador, que possui uma visão clara e inspiradora, capaz de motivar toda a equipe a trabalhar em prol de um objetivo comum alinhado aos valores da organização. Requer habilidade de uma comunicação eficaz, empatia e capacidade de tomar decisões difíceis, além de ser um facilitador para o desenvolvimento pessoal e profissional da equipe. Liderar é estar atento às mudanças, adaptando-se continuamente e sendo um agente de inovação. É uma jornada de aprendizado constante, em que que é necessário ter a capacidade de antecipar tendências, tomar decisões estratégicas e liderar a empresa em direção a novos horizontes, mantendo-a competitiva e relevante no cenário atual.

Neste ano, você foi considerado líder por meio de uma pesquisa realizada entre outros empresários. A que atribui a sua vitória entre esse público? Qual é a importância de ser reconhecido líder por eles? 

Acredito que essa conquista está ligada ao compromisso que temos de onde queremos chegar. Assumi a presidência da companhia em um momento em que a meta de universalização do saneamento básico é prioridade. Para isso, estamos executando o maior aporte de investimentos em saneamento da história da companhia, o que certamente contribuiu para o reconhecimento da liderança, que está sob a gestão do nosso governador, Renato Casagrande.

Esse reconhecimento é de extrema importância, pois valida não apenas as ações e estratégias implementadas, como também reforça a confiança e a credibilidade na nossa capacidade de liderança.

A que movimentos o gestor precisa estar atento dentro e fora da empresa para ser reconhecido como um verdadeiro líder?

A construção de uma liderança eficaz passa pelo monitoramento do ambiente interno, pelo investimento em uma comunicação assertiva e em networking, além do acompanhamento também do ambiente externo à empresa, com o acompanhamento das tendências de mercado. Ter uma visão de futuro é primordial.

Quais são os pilares de uma liderança de sucesso?

Inúmeros, mas destaco os que considero principais: integridade; saber se comunicar de forma clara, aberta e transparente, e ter capacidade de tomar decisões, priorizar ações e investimentos.

O tema de Líder Empresarial deste ano é “O reflexo das maiores lideranças do estado”. Pensando na metáfora do espelho, a liderança que você exerce em seu segmento é reflexo do quê ou de quem? E quando as pessoas olham para você, o que deseja que elas enxerguem?

Desejo que enxerguem uma pessoa comprometida com a melhoria da qualidade de vida dos capixabas. Esse é o foco do nosso trabalho, do trabalho da companhia, que está hoje sob o meu comando, liderado pelo governador, Renato Casagrande. O saneamento básico é uma prioridade indiscutível, que transcende a mera melhoria das condições de higiene. É uma questão de saúde, de desenvolvimento social, econômico e ambiental. No Espírito Santo, estamos testemunhando uma abordagem inovadora e uma dedicação significativa para enfrentar esse desafio da universalização do saneamento básico. O saneamento básico é uma prioridade deste governo.