Geral

Museu de Arte do ES oferece calendário educativo com programação gratuita

O Museu também vai oferecer formação de educadores com Elisa Pegoretti. As vagas são limitadas e as pessoas podem se inscrever gratuitamente através de um blog

O Museu também vai oferecer formação de educadores Foto: Divulgação/Governo

A mostra inédita “Das Poéticas do Colecionar: Neyder Fernando Lima Exposição” está em exposição até o dia 23 de novembro no Museu de Arte do Espírito Santo (Maes). Pela primeira vez, o artista Neyder Fernando Lima, um dos maiores colecionadores de arte do Espírito Santo, vai expor cerca de 80 obras do seu acervo pessoal, reunidas ao longo de três décadas. E especialmente para gerar conhecimento e interação do público com as obras da exposição, o MAES preparou um calendário educativo especial com uma variada programação gratuita.

O Museu também vai oferecer formação de educadores com Elisa Pegoretti. As vagas são limitadas e as pessoas podem se inscrever gratuitamente através do blog museudeartes.wordpress.com ou na página do MAES no Facebook. 

Elisa Pegoretti é formada em Artes Visuais pela UFES. Educadora e Dinamizadora de Arte nas redes de ensino Estadual e Municipal de Vitória, ela desenvolve pesquisas nas áreas de ensino da arte nas escolas, patrimônio cultural e cinema, atuando, nesta última, com professora formadora pela Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo (Sedu). Atualmente é Arte-Educadora do MAES, onde desenvolve o material destinado à utilização em sala de aula e faz a mediação especializada dos encontros de arte educação realizados no Museu.

Encontro

Ao longo da exposição, haverá também seis encontros, sempre às quintas-feiras, com o artista plástico Rodrigo Hipólito para falar dos “Panoramas da arte no século XX”. Rodrigo Cursa Mestrado em História e Crítica da Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGA-UFES) e é Bacharel em Artes Plásticas pela mesma instituição. Ele também desenvolve pesquisas sobre o uso e os sentidos da imagem e das estratégias de apropriação nas produções mais recentes de arte, sobre teoria da Rede, novas mídias e cibercultura.

E especialmente para as crianças, o ator e produtor Foca Magalhães fará uma visita guiada pela coleção de Neyder contando histórias para os pequenos. Os encontros vão acontecer aos sábados, dias 25 de outubro e 08 de novembro, às 16 horas, e também nos domingos do dia 26 de outubro e 9, 16 e 23 de novembro, às 10 horas.

E no dia 22 de novembro, às 15 horas, haverá a sessão “MAES na Tela”. Será exibido o filme “Verdades e mentiras” de Orson Welles. Quem mediará a sessão será Gabriel Menotti. Após o filme, haverá bate-papo para falar sobre o longa e a escolha do mesmo relacionado à exposição de Neyder. Gabriel Menotti é professor adjunto do Departamento de Comunicação da UFES e atua como curador e pesquisador nas mais variadas formas de cinema. É PhD em Media and Communications pelo Goldsmiths College (Universidade de Londres) e doutor em Comunicação em Semiótica pela PUC-SP.

Outra novidade para gerar ainda mais acesso às artes: o MAES disponibiliza nesta exposição vídeo-guias em Libras, ou seja, o público surdo poderá conhecer e entender cada obra, pois dentro de cada sala do museu haverá um tablet explicando na linguagem de sinais cada obra que compõe aquele espaço.

A arte também está nos livros. E especialmente para esta Mostra, o bibliotecário do MAES, Renato Luiz Duarte de Morais, fez uma seleção de livros para o “MAES em Letras”. Quem visitar a exposição também verá no local uma seleção de cerca de 30 livros sobre a arte e artistas do mundo inteiro que de alguma forma possuem relação com o conceito da exposição e obras de Neyder.

Sobre a exposição

“Das Poéticas do Colecionar: Neyder Fernando Lima Exposição” tem curadoria de Almerinda Lopes, doutora em Linguagens Visuais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Universidade de Paris I. Foram selecionadas cerca de 80 obras entre desenho, gravura, fotografia, pintura e outros suportes artísticos do acervo pessoal do artista composto por mais de 1500 obras.

O colecionador reuniu ao longo das últimas três décadas, nomes expressivos de algumas das principais tendências artísticas da contemporaneidade, grande parte deles alcançando hoje altas cotações no mercado de arte nacional e internacional. 

Ao disponibilizar parte desse acervo no Museu de Arte do Espírito Santo “Dionísio Del Santo”, Neyder Fernando Lima oferece ao público a oportunidade rara de apreciar e dialogar com expoentes marcantes da arte mundial, reunidos lado a lado em um mesmo espaço. Entre brasileiros e estrangeiros, obras de nomes como Marcel Duchamp, Alexander Calder, Andy Warhol, Yoko Ono, Jeff Koons, Amílcar de Castro, Ascânio MMM, Rubens Gerchman, Joaquim Tenreiro, Mira Schendel, Cildo Meireles, Waltércio Caldas, Nuno Ramos, Leda Catunda, além de artistas locais, como Regina Chulam, Hilal Sami Hilal, Rosindo Torres, Tania Calasans, Jan R e do próprio colecionador, que na década de 1990 também fez alguma incursão pelas artes, entre outras criações.

 A exposição estará aberta ao público do dia 09 de outubro a 23 de novembro, com visitação e programação especial gratuita. A mostra é organizada pelo Instituto Modus Vivendi, como parte do Programa de Fomento às Artes Visuais realizado pelo Museu de Arte do Espírito Santo – MAES, em conjunto com a Secretaria de Estado da Cultura.

Veja a programação completa do MAES durante a exposição:

“Das Poéticas do Colecionador: Neyder Fernando Lima – Exposição”
Local: Museu de Arte do Espírito Santo – MAES – Avenida Jerônimo Monteiro, 631 – Centro, Vitória

Visitação – de 10/10 a 23/11
Terça a sexta-feira das 10h às 18horas
Sábados, domingos e feriados das 10 às 17 horas

Mediação

Os educadores estão disponíveis para uma conversa sobre a exposição de terça a sábado, das 10 às 17 horas para grupos. Agende uma visita em museudeartes.wordpress.com/agendamento

Visitas para grupos em Libras

O MAES disponibiliza vídeo-guias em Libras para público surdo no próprio museu. Para grupos, agende uma visita com intérprete em museudeartes.wordpress.com/agendamento

Bate-papo com o colecionador
Com Neyder Fernando Lima – 11/10, às 15 horas
 
Formação de educadores
com Elisa Pegoretti – 16 ou 18/10, de 09 às 17 horas
(40 vagas por dia, inscrição pelo blog museudeartes.wordpress.com ou página Maes Museu no Facebook)
 
Panoramas da arte no século XX
com Rodrigo Hipólito  – 6 encontros, às quintas-feiras – De 16/10 à 20/11, às 19 horas
 
Histórias para crianças uma viagem pela coleção
com Foca Magalhães
Sábados 25/10 e 08/11, às 16 horas
Domingos 26/10, 09/11, 16/11, 23/11, às 10 horas
 
MAES na Tela cinema e artes visuais
Exibição de “Verdades e Mentiras” (F for Fake), de Orson Welles, 1974, com Gabriel Menotti – 22/11, sábado, às 15 horas