Geral

Museu Vale oferece oficinas de arte-educação durante as férias em Vila Velha

As oficinas duram 2 horas e meia e serão realizadas todas as terças e quintas, às 10h e às 14h, e sábados, às 11h e às 15h. As vagas são limitadas, por isso é indicado fazer a inscrição antes

Crianças e adultos vão contar com uma nova opção de lazer durante as férias em janeiro. O Museu Vale, em Vila Velha, vai oferecer durante todo o mês oficinas de arte-educação sobre a exposição em cartaz, “Atlântica Moderna: Purus e Negros”.

Foto: Divulgação

De forma lúdica, os visitantes serão convidados a explorar a exposição da artista Ana Maria Tavares e criar suas próprias obras de arte, a partir de conceitos como modernismo, espaço, natureza, paisagem, interferência, colaboração e criação.

As oficinas, gratuitas, duram duas horas e meia e serão realizadas todas as terças e quintas, às 10h e às 14h, e sábados, às 11h e às 15h. As vagas são limitadas, por isso é indicado fazer a inscrição antes, pelo telefone (27) 3333-2484. A atividade é aberta a todos os públicos, a partir dos 4 anos de idade.

Confira os horários do Museu Vale no Natal e Ano Novo

O Museu Vale fará um recesso durante os festejos de Natal e Ano Novo. Durante o Natal, o museu fechará nos dias 24 e 25 de dezembro, reabrindo normalmente no dia 26. Durante o período do réveillon, o museu estará fechado para visitação nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2015, reabrindo no dia 2 normalmente.

Cabe lembrar que durante o mês de janeiro o Museu Vale abre em horário especial, de terça a domingo das 10h às 18 horas.

Sobre a exposição

Até 8 de março de 2015, o Museu Vale, em Vila Velha, recebe a exposição individual “Atlântica Moderna: Purus e Negros”, de Ana Maria Tavares. O projeto foi criado este ano (2014), durante os meses em que a artista esteve em Houston, Texas/EUA, para lecionar a convite do Humanities Research Center, da Rice University.

Ana Maria Tavares transforma o galpão do Museu Vale numa grande instalação com esculturas, vídeo e peças sonoras. Dessa forma, apresenta a natureza tropical como viés para o entendimento da relação entre cultura e nação. A artista utiliza como referência o trabalho de ícones da arquitetura modernista: o austríaco Adolf Loos (1870-1933), o francês Le Corbusier (1887-1965), a arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi (1914-1992) e os brasileiros Oscar Niemeyer (1907-2012) e Burle Marx (1909-1994).

Sobre o Museu Vale

Às margens da baía de Vitória, em Vila Velha, no Espírito Santo, está o Museu Vale. Inaugurado em 15 de outubro de 1998, o museu foi instalado na antiga sede da Estação Pedro Nolasco, um prédio de três andares construído em 1927. Entre suas metas, estão proporcionar à população capixaba um espaço de excelência em arte contemporânea, incentivar os jovens a usar a criatividade na busca do conhecimento e preservar a memória da centenária Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM).

O Museu Vale, que recebeu este ano Certificação de Excelência do site TripAdvisor, abriga uma exposição permanente com 147 itens (93 peças e 54 imagens) sobre a EFVM.  Merecem destaque a Maquete Ferroviária, a maior do Brasil, com 34 metros quadrados de área construída, e o Centro de Memória, um precioso arquivo histórico com documentos originais da época de implantação da Vitória a Minas. No entanto, a grande estrela do museu é a Maria-Fumaça, uma locomotiva adquirida pela Vale em 1945, restaurada em 1997 e que está em perfeito estado de funcionamento.

O Museu já recebeu cerca de 1,6 milhão de visitantes e abrigou quarenta exposições de arte contemporânea nacional e internacional, realizadas simultaneamente na Sala de Exposições Temporárias, localizada no edifício-sede, e no Galpão de Exposições, um antigo armazém de cargas adaptado para exposições de grande porte.

Por meio do seu Programa Educativo, que já beneficiou mais de 48 mil crianças, adolescentes e jovens da Grande Vitória, o Museu Vale realiza workshops criados por arte-educadores convidados e ministrados por estagiários de nível universitário. Também como parte da iniciativa, jovens aprendizes recebem capacitação em ofícios relativos à montagem das exposições.

 Sobre a Fundação Vale

A Fundação Vale busca contribuir para o desenvolvimento local e para a melhoria da qualidade de vida das comunidades beneficiadas por suas ações e programas. Sua atuação resulta em uma aplicação mais eficaz e qualificada dos investimentos sociais da Vale nos territórios.

A missão da Fundação Vale é contribuir para o desenvolvimento integrado – econômico, ambiental e social – dos territórios onde a Vale atua, articulando e potencializando os investimentos sociais, fortalecendo o capital humano nas comunidades e respeitando as identidades culturais locais. Sua atuação é norteada por seis valores: ética, transparência, comprometimento, corresponsabilidade, accountability (capacidade de prestar contas e de assumir a responsabilidade sobre seus atos e uso de recursos) e respeito à diversidade.

Serviço:

Oficinas de arte-educação Experienciando espaços – criando lugares

Período: De 2 a 30 de janeiro de 2015

Terças-feiras e quintas-feiras: 10h e 14h

Sábados: 11h e 15h

Inscrições: na recepção do prédio sede Museu Vale ou pelo telefone (27) 3333-3633

Endereço: Antiga Estação Pedro Nolasco, S/N.º – Argolas – Vila Velha – ES –

Informações: (27) 3333-2484

Gratuito