Todos sabemos que um hospital tem que ser um lugar silencioso. O baixo nível de ruídos ajuda pacientes a se recuperarem e funcionário, a se concentrarem. Mas a sinfonia de bipes e apitos das máquinas de um hospital em Vila Velha será suavemente interrompida nesta terça-feira (17).
Dezessete músicos da Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo se apresentam nas dependências do Hospital Evangélico a partir das 15h. No total serão cinco apresentações, com quatro simultâneas e uma com todos os músicos. Para começar, no lado de fora, no ponto de ônibus, um quinteto de metais traz um repertório com músicas clássicas, populares e natalinas.
Já na parte interna, apresentam-se um duo de cordas e percussão, na área da oftalmologia, e dois quartetos de cordas, sendo um na área de hemodiálise e outro, à porta das UTIs. Fechando os concertos, uma orquestra de cordas se junta ao maestro titular da Orquestra Helder Trefzger, para um concerto no hall das enfermarias, que será uma confraternização natalina.
Segundo o maestro, a ideia da apresentação partiu da diretoria do Hospital. “Eles pediram e nós adoramos a ideia. Queremos contribuir de alguma forma com as pessoas que estão lá internadas”. Ainda segundo Helder, há uma preocupação de que o barulho incomode os pacientes. Pensando nisso, os músicos farão uma música bastante suave, acústica. “Escolhemos um repertório tranquilo, tomamos cuidados com os instrumentos. Queremos fazer o bem para as pessoas”, conclui o maestro.