“Quantas famílias com sede, quantas panelas vazias? Quantos pescadores sem redes e sem canoas?”. Esse é um dos trechos da música ‘Cacimba de Mágoa’, escrita por Tato do Falamansa e Gabriel O Pensador.
A canção traz imagens das conseqüências do rompimento da barragem de Fundão, da mineradora Samarco, em Mariana, Minas Gerais, e que atingiu mais de 63 quilômetros de rios e devastou mais de 1.4 mil hectares de terras, de acordo com laudo preliminar do IBAMA.
Cada visualização “Cacimba de Mágoa”, se transforma em doação para um fundo de assistência às famílias ribeirinhas, com a finalidade de promover obras sociais comunitárias. O clipe foi produzido pelo Tato Estúdio Outros Sentidos e editado pela capixaba Ilka Westermeyer, Instituto Últimos Refúgios, e Diego Navarro, All Screens Films. Artistas abraçaram a causa e participaram da música, como Grazi Massafera, Caio Castro, Neymar e Thiaguinho.
As imagens do clipe trazem cenas da tragédia, que afetou municípios capixabas e mineiros. Algumas dessas fotos foram registradas pela lente do fotógrafo capixaba Leonardo Merçon, do Instituto Últimos Refúgios e responsável pela exposição que retratou a passagem da onda de lama pelo Rio Doce e a destruição da biodiversidade.
Para ele, que foi um dos primeiros fotógrafos a chegar no local, foi difícil registrar as imagens.
“Foi difícil fotografar com lágrimas nos olhos. Considero meu trabalho como ambientalista e ver uma coisa, que você luta tanto pra preservar, destruída doeu bastante”, reflete.
Merçon conta que foi convidado pessoalmente pelo Tato do Falamansa para participar do projeto. “O Tato e o Gabriel já estavam fazendo essa música e viram nossos vídeos na internet e algumas matérias em que participamos. Eles já são parceiros de um amigo nosso aqui de Vitória e o Tato veio aqui conversar comigo. Ele fez o convite e nós topamos”.
Convite aceito, o fotógrafo foi buscar mais imagens para o clipe e procurou parceiros capixabas e em todo Brasil para ilustrar a música.
“Contatei amigos e parceiros para fornecer outras imagens, como o Greenpeace, que cedeu as imagens de Mariana. Algumas pessoas nós conhecemos durante a tragédia e outras nós já conhecíamos”, explica.
A edição do clipe foi realizada em parceria com o Instituto Últimos Refúgios, que existe desde 2008. Para Merçon, a divulgação do clipe é um dos passos para atrair a atenção da sociedade, pois o Instituto já está com o projeto “Lágrimas do Rio Doce” em andamento.
“O fato de terem nos procurado para fazer isso foi um reconhecimento muito importante, pois admiro o trabalho deles e vejo que nosso projeto é reconhecido. O clipe chama as pessoas ainda mais para ver a importância e o peso que nosso trabalho causa. Projetos como esse chama à atenção e dão voz a quem precisa. Nós estamos com um projeto em andamento, “Lágrimas do Rio Doce”, para dar continuidade ao processo de alertar sobre a tragédia. Isso não acabou ainda e as conseqüências graves dessa tragédia estão vindo por aí. O clipe veio para fortalecer e mostrar que não estamos de brincadeira”.
Assista!
Ficha Técnica
> Autoria
Tato e Gabriel o Pensador
> Produzido e mixado por
Tato Estúdio Outros Sentidos
> Masterização
Carlos Freitas – Classic Master
> Direção
Ilka Westermeyer
Tato Cruz
> Edição do clipe
Ilka Westermeyer – Instituto Últimos Refúgios
Diego Navarro – All Screens Films
> Imagens
Leonardo Merçon – Instituto Últimos Refúgios
Todd Southgate – Greenpeace
Base#1 News
Alexandre Barcelos
Yuri Salvador
Ricardo Abrahão
Marcello Lourenço
Felipe Buloto
Marcelo Nalu
Rodrigo “Palito” Cebrian
Mariana Siffert
Thiago Rodrigues “Pinguim”
> Tradução
Grant Lingel
> Colaboradores
Instituto Últimos Refúgios
Instituto O Canal
> Personalidades envolvidas
#Falamansa (Dézinho, Alemão, Tato, Valdir) #GabrielOPensador #Neymar #Gabriel Medina #GraziMassafera #FrankBrown #Anitta #CarlosBurle #DerekRabelo #MichelTeló #NandaCosta #RogérioMorgado #Thiaguinho #CaíqueFly #AndreasKisser #LéoMerçon #CauêMoura #TicoSantaCruz #CaioCastro #PaollaOliveira #IvoMozart #ZeiderPires #MarceloMira #CrisVianna #Buchecha #GenivalLacerda #CarlinhosDeJesus #PaulaLima #RogérioFlausino #Sideral #DaniSuzuki #EriJohnson #GustavoMacacko #BrunoSorrisoMaroto #AlemãoDeMaresias #MarcãoCBJR #Mestrinho #CariocaPânico