O primeiro contato com a música, com o esporte e até mesmo com a informática e noções de cidadania acontecem no IAB Educação, na cidade de Venda Nova do Imigrante, região Serrana do Espírito Santo, que acontece no Centro Comunitário do município.
Atualmente, o projeto atende 100 crianças e adolescentes com idades de 7 a 17 anos. Lá, eles brincam e também aprendem, entre um acorde e outro e um exercício no karatê, até o mundo virtual, todos têm uma atividade favorita.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
“Eu gosto de informática, porque tem jogos e eu adoro jogos”, conta a Ana Luiza Santos Venturim, de 10 anos. Já a Isabella Lázaro Cabaneiz de 13, gosta mesmo é de se exercitar no karatê “é divertido a gente se desafiar, fazer as manobras no esporte”, disse.
Os jovens também se divertem nas aulas de música, algo raro no ambiente escolar comum, no centro comunitário ela acontece com abundância.
“A música é uma terapia mesmo, ela chega em lugares que outras coisas não chegam. Trabalha coordenação motora, a memorização, até a própria inclusão da criança no meio social”, relata a instrutora musical Jussara Gratieri.
Há também quem retorne na fase adulta para ajudar as crianças. É o caso do instrutor de karatê, o Faísca, que foi auxiliado por um projeto social na infância.
“É gratificante demais você receber o carinho, um abraço de uma criança. Receber a gratidão de um pai, agradecendo a oportunidade de poder contribuir com uma ajuda dentro de casa”.
E para quem está achando pouco, também há a oficina de massas, onde os jovens colocam literalmente a mão na massa para produzir pães, bolos e macarrão. Todos os insumos são doados pelo Grupo Buaiz.
Leia Também: Abertas vagas para curso gratuito de culinária para pacientes oncológicos
“Com as oficinas a gente consegue trabalhar o respeito, a autonomia, a amizade que são valores do nosso dia a dia e da sociedade”, disse Renata Carnieli, orientadora da oficina.