O saxofonista e compositor Marcelo Coelho será o coordenador de Música da Escola Americana de Vitória, a partir de fevereiro de 2023. Após quase 30 anos morando fora do Estado, Marcelo acumulou sucesso internacional e retorna para solo capixaba para ensinar e orientar jovens estudantes por meio do poder transformador da música.
“A música tem um poder não só para entreter, mas para ensinar e educar, ajudar e acolher, tanto para benefícios físicos quanto mentais. Por meio dela, o ser humano consegue desenvolver a mente humana, ter maior facilidade de concentração e aprimorar o raciocínio,” diz Marcelo.
É através desta poderosa conexão com a música, que Coelho coordenará, ensinará e orientará os alunos da Escola Americana de Vitória, junto à sua equipe. “O que quero deixar para os alunos é que eles tenham a música como uma interface do conhecimento e de desenvolvimento. A música conecta, não só por meio do entretenimento, mas também de maneira interdisciplinar”, explica o professor.
A música também pode ser interdisciplinar, ou seja, todas as pessoas devem ter acesso a ela, não somente aprendendo um instrumento.
“Você pode ter música e tecnologia, música e matemática. A música foi inventada na pré-história, para cognição do ser humano. Ela é hoje só um recorte de entretenimento. É pouco. O viés da educação pode fazer com que ela chegue a muito mais pessoas”, acrescentou o saxofonista e compositor.
De acordo com Marcelo Coelho, com a música os alunos poderão ter uma referência de disciplina e aprendizado, sendo um dos pilares no processo de construção na formação estudantil de crianças e jovens.
Carreira internacional
Marcelo Coelho acumula extensa carreira nas qualidades de instrumentista, compositor, educador e pesquisador na área musical. Concluiu o pós-doutorado em composição pela USP, o doutorado em composição pela UNICAMP, mestrado em Jazz Performance pela University of Miami e possui bacharelado em Música Popular pela UNICAMP.
Nascido em Minas Gerais, adotou Vitória como sua cidade aos 10 anos de idade. Aos 14 começou a estudar música na Escola Técnica e passou a tocar saxofone aos 16.
Como educador, tem passagens em instituições nos EUA: Music Education Center, Weston, FL, Aukela Christian Academy, Hollywood, FL, e St. Bartholomew Catholic School, Miramar, FL. No Brasil, leciona na Faculdade de Música Souza Lima/Berklee College of Music, na qual também atua como coordenador do curso de Pós-Graduação em Processos Criativos em Música Popular: Composição, Arranjo e Improvisação.
Já atuou ao lado de importantes músicos de jazz: David Liebman, Bob Mintzer, Didier Lockwood, Phil Markowitz, Gene Perla, Rick Peckham e outros. Dentre os músicos brasileiros estão Hermeto Pascoal, Guinga, Caetano Veloso, Sizão Machado, Sérgio Barroso, Naylor Proveta, Célio Barros e outros.