Geral

Mutirão irá recolher lixos e entulhos no Dia D de combate ao Aedes aegypti

O objetivo, de acordo com a secretária de Saúde de Cachoeiro, Luciara Botelho, é eliminar criadouros do mosquito

Foto: Divulgação/PMCI

Um mutirão para recolher resíduos será organizado para o Dia D de combate ao Aedes aegypti em Cachoeiro de Itapemirim. Centenas de pessoas estão sendo mobilizadas para a ação que irá ocorrer na quarta-feira (29), em 12 locais com os maiores registros de notificações de dengue no município.

São os bairros Parque Laranjeiras, Gilson Carone, São Francisco de Assis, Coramara, Agostinho Simonato, Caiçara, Waldir Furtado Amorim (BNH de Baixo), Luiz Tinoco da Fonseca (BNH de Cima), Marbrasa, Paraíso, São Lucas e, ainda, o distrito de Soturno. Além disso, todas as unidades básicas de saúde da área urbana e do interior estarão envolvidas.

Uma das ações que ocorrerá no Dia D é o recolhimento de lixos e entulhos das casas localizadas nessas regiões. O objetivo, de acordo com a secretária de Saúde de Cachoeiro, Luciara Botelho, é eliminar criadouros do mosquito.

“Os focos, em sua maioria, não estão nos espaços públicos, mas nas residências. Por isso, decidimos priorizar essa tarefa no mutirão, aliando-a a outras atividades já definidas, como distribuição de folders e de checklists, que serão importantes para informar a população sobre como prevenir a proliferação do Aedes”, destaca.

O secretário municipal de Serviços Urbanos, Vander Maciel, explica que os moradores das 12 regiões a serem atendidas poderão descartar, no Dia D, pneus, entulhos e, também, resíduos que acumulem água (como recipientes) dentro de sacos plásticos ou outros tipos de materiais, como caixas de papelão. “Eletroeletrônicos não poderão ser jogados fora nessa ação, nem lixos domésticos, que são recolhidos periodicamente pelos caminhões”, frisa.