A partir desta segunda-feira (19), o agendamento para a vacina contra a covid-19 de Cariacica passa ser realizado pela plataforma do governo do Espírito Santo, o Vacina e Confia. No entanto, muitas pessoas têm reclamado da forma que o serviço é realizado.
Quem fazia mutirão para agendar a aplicação da dose para várias pessoas da família, por exemplo, agora terá que passar por uma etapa extra. No site das prefeituras, a pessoa poderiam criar um cadastro e, a partir dele, fazer o agendamento para outras pessoas, usando o nome e um documento.
LEIA TAMBÉM: Novo sistema de agendamento de vacina em Cariacica começa nesta segunda. Veja como funciona!
Agora, com o novo sistema, o agendamento é realizado de forma individual por cadastro. Ou seja, com cada cadastro só pode fazer o agendamento para uma pessoa. Para fazer um novo agendamento é preciso, também, criar um novo cadastro.
Quem não tem acesso a internet ou dificuldade para usar a plataforma, enfrenta um novo desafio
Deisiane Araújo, de 25 anos, já ajudou várias pessoas a fazer o agendamento. Desde de março, ela tem auxiliado vizinhos, amigos e familiares que não têm acesso a internet ou não têm conhecimento com o uso das tecnologias.
Moradora do bairro Nova Palestina, em Vitória, Deisiane ainda não recebeu a dose do imunizante, mas tem se dedicado a ajudar pessoas que não conseguem acessar as plataformas de agendamento.
“Meus amigos e eu estamos fazendo um mutirão para ajudar a população. Agendamos em Vitória, Vila Velha, Cariacica e na Serra, dependendo de onde a pessoa morar. O site antigo de Cariacica era um dos melhores. Já consegui agendar para muita gente por lá. Agora mudaram e dificultaram”, disse.
A plataforma Vacina e Confia foi lançada há uma semana com o objetivo de simplificar o acesso ao agendamento da imunização para a população capixaba. No entanto, segundo Deisiane, o site acaba atrasando o agendamento para algumas pessoas.
“Não tenho mais como ajudar. Muita gente não sabe ler ou escrever, não têm acesso a internet, não entende de tecnologia, não têm tempo de agendar porque está trabalhando no horário que abrem as vagas. Agora tenho que fazer o cadastro de um por um. Isso atrasa e acaba atrapalhando”, relatou a jovem.
O morador do bairro São Geraldo, em Cariacica, Hudson Coelho lembra que a exigência pelos dados pode até fazer com que a pessoa não consiga realizar o agendamento naquele momento.
“Com o tempo que levo para fazer o cadastro e fazer o login, essas pessoas podem ficar sem a vacina, porque a velocidade que as vagas são preenchidas, é muito rápido”, destacou.
Hudson fez o agendamento para a primeira dose da vacina da esposa, dos sogros, do tio da esposa dele, da mãe e da irmã usando o cadastro no site de Cariacica. Para agendar a segunda dose pela nova plataforma, ele precisa fazer o cadastro para cada uma das pessoa.
Uso dos dados é uma forma de dar mais segurança ao processo
Para fazer o agendamento na nova plataforma do governo do Espírito Santo, os usuários do sistema precisam criar um novo cadastro com dados como nome, documento e endereço.
De acordo com a secretaria de Saúde do Espírito Santo, cada cidadão precisa ter o seu cadastro para poder agendar sua vacina e ter acesso a outras informações de interesse pessoal. No entanto, não inviabiliza a possibilidade de outra pessoa realizar o agendamento, desde que tenha acesso ao CPF do usuário que será vacinado.
Deisiene afirma que a exigência de um cadastro individual para fazer o agendamento, acaba atrasando o processo.
“Eu entendo a questão de segurança, mas a gente precisa ver a realidade. O ideal é que cada pessoa conseguisse entrar na plataforma, fazer o seu próprio cadastro. Mas não é assim. Tem muita gente que não consegue fazer isso”, frisou.
Veja o passo a passo para fazer o agendamento na plataforma Vacina e Confia
Para agendar a dose, o cidadão vai precisar ter um endereço de e-mail e o número de um telefone móvel. Uma vez que será por meio dessas informações que a comunicação com cidadão será feita.
1º- Clicar na opção “Cidadão”: espaço no qual a pessoa fará o cadastro com dados pessoais, como CPF, endereço, e-mail, número de celular, qual grupo prioritário e escolher uma senha. Depois a busca pelo local de vacinação mais próximo de sua residência, tanto para primeira quanto para segunda dose.
E o cadastro/agendamento pode ser feito pelo celular ou em computador. Segundo a Sesa, o sistema se adequa a qualquer tamanho de tela.
2º – Dentro da plataforma: os municípios terão autonomia para definir quaisquer estratégias, assim como a opção de abrir agendamento apenas para seus munícipes ou população geral.
– Sem opção para escolher imunizante
O sistema impede a escolha do imunizante para a primeira dose – o fabricante só é disponível para as segundas doses. Além disso, não há possibilidade de escolha de doses de fabricantes diferentes e uma terceira dose.
– Avisos da segunda dose
Avisos para segunda dose, avisos de dose em atraso, entre outras informações, serão encaminhadas com objetivo de fortalecer o processo de transparência. Além disso, ressalta-se também a complementação dos dados auxiliando de forma mais rápida o dia do agendamento, durante a ida ao serviço de saúde, já estando disponível ao vacinador os dados previamente preenchidos.
– Vacina e Confia ES
O objetivo é proporcionar aos municípios que não têm o sistema de agendamento on-line uma ferramenta simplificada e de fácil acesso para a operacionalização da campanha. O sistema ficará disponível para a adesão a qualquer tempo.