O Dia Mundial de Combate ao Câncer, em 8 de abril, será lembrado com atividades em Cachoeiro. O Hospital Evangélico (HECI) promove no dia de conscientização, um mutirão de prevenção ao câncer de Pele.
Serão 150 consultas e orientações aos pacientes, vindos dos postos de saúde do município e da sociedade em geral. Os atendimentos serão feitos no setor de quimioterapia do HECI, entre 9h e 12h.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de pele é o tipo de câncer mais frequente e corresponde a cerca de 25% de todos os tumores diagnosticados em todas as regiões geográficas. Registra, a cada ano, 135 mil novos casos. O tipo mais comum, o não melanoma, tem letalidade baixa, porém, seus números são muito altos.
A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Estas células se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele.
“O tratamento do câncer de pele é tratado com a cirurgia então muitos pacientes nem chegam a fazer quimioterapia”, explica a oncologista Dra. Sabina Aleixo. Já a radioterapia é indicada principalmente quando há o risco ou suspeita de doença residual pós ressecção ou em casos em que a intervenção cirúrgica poderia provocar uma deformidade muito grande. A indicação de radioterapia é feita naqueles pacientes cujas lesões são maiores ou/e em locais difíceis de serem operados”, explica o médico radio-oncologista do HECI, Bruno Resende.
A prevenção é simples. Evitar a exposição excessiva ao sol e proteger a pele dos efeitos da radiação UV são as melhores estratégias para prevenir o melanoma e outros tipos de tumores cutâneos.