A crescente demanda por cirurgias de catarata e a espera nas filas devem acabar em Itapemirim. O município vai realizar, com recursos próprios, mais um mutirão de cirurgias para atende 140 pacientes. O procedimento é ofertado pelo Governo do Estado, no entanto, só é disponibilizada uma cirurgia por mês.
Antes de chegar à cirurgia, os pacientes precisam realizar diversos exames pré-operatórios, que demandam tempo para ficar prontos e podem atrasar ou impossibilitar o procedimento cirúrgico. Entretanto, 23 pacientes já realizaram todos os exames e estão prontos para serem operados, o que deve acontecer já no próximo mês.
O secretário de Saúde de Itapemirim, Felipe Ayub, explica que o objetivo do mutirão é acabar com a demanda reprimida e agilizar o atendimento à população. “Essas cirurgias são ofertadas pelo Governo do Estado, mas é disponibilizada apenas uma por mês. Se esperássemos, conseguiríamos finalizar a demanda que temos hoje em 140 meses, ou seja, o último paciente seria operado daqui a mais de 11 anos”, conta.
Segundo Felipe, o número de solicitações para o procedimento aumenta a cada dia. “Em novembro do ano passado foram operados 17 pacientes com recursos municipais, e o número de solicitações dessas cirurgias não para de crescer”, completa o secretário.