Uma viagem que começa antes mesmo de sair de casa! A partir de agora, os capixabas, visitantes de outros estados e porque não, outros países, poderão conferir os pontos turísticos do Espírito Santo no novo site “Descubra o Espírito Santo”. O portal da Secretaria Estadual de Turismo passou por uma reformulação e ganhou nova ‘roupagem’.
Ao navegar pelas páginas, os visitantes encontram uma farta opção de fotos das cidades capixabas e também os principais destaques dos pontos turísticos de cada região: religioso, gastronômico, náutico, praias, eventos, agroturismo, ecoturismo e cultura. Ao clicar em cada um deles, é possível conhecer as atrações de cada um dos 78 municípios do estado.
Se o visitante escolher, por exemplo, a cidade de Boa Esperança, encontrará informações a respeito de onde comer, opções de hospedagem, além de uma breve introdução da história do município localizado a 285 quilômetros da capital. Detalhes que se repetem ao longo de todas as outras cidades capixabas.
Atrativos turísticos
A novidade foi apresentada durante uma solenidade realizada pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), na tarde desta quarta-feira (23). Além disso, foi anunciado o novo circuito turístico das Três Santas (Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa).
Segundo a secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro, o objetivo é apresentar conteúdos atualizados para destacar os atrativos turísticos do ES. “Os planejamentos são necessários e a atenção aos protocolos sanitários. O turismo está se aquecendo, mas precisa ser feito de forma segura”, destacou Lenise.
O governador, Renato Casagrande, ressaltou as diversidades, como a proximidade das montanhas e das praias. “O nosso Estado é muito bonito e o que nos caracteriza é a nossa diversidade. Às vezes as pessoas falam que o Espírito Santo não tem algo que o caracteriza, mas é difícil pensar em uma coisa só. Somos o resumo de toda a diversidade do Brasil”, frisou Casagrande.
Circuito Três Santas
Serão instaladas 106 placas de sinalização vertical. Serão 44 em áreas urbanas e 62 em áreas rurais. No site, “Descubra o Espírito Santo”, é possível baixar o e-book “Circuito Turístico Três Santas”. Ele contempla a história e as características de Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa. “Características ímpares na etnia, na gastronomia, patrimônio histórico e arquitetônico”, destacou a secretária.
Outra ação divulgada foi a parceria do Sebrae com os empreendedores do Circuito, com a oferta de cursos de qualificação.
Campanhas em redes sociais
A Setur planeja ainda iniciar o impulsionamento dos destinos turísticos em redes sociais. A estratégia pretende ampliar a visibilidade aos novos mercados e público específico. O projeto piloto é um vídeo com conteúdos das baleias Jubarte, já que foi iniciada a temporada de visitação (junho – novembro). O público-alvo são as cidades de Florianópolis, Porto Alegre, São Paulo e todo o Espírito Santo.
Ainda segundo Lenise Loureiro, outras campanhas serão feitas ao longo dos meses. De acordo com Lenise Loureiro, dados do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), apontam que quase 7% da economia capixaba é gerada pelo turismo.
“Nosso objetivo é o desenvolvimento, geração de empregos e empreendimento do turismo. Queremos cada vez mais um turismo forte”, concluiu.